topo_cabecalho
28 ministros de C&T e Educação em Angra

Mais de 400 cientistas de países em desenvolvimento estarão em Angra dos Reis, a partir desta sexta-feira. Isso por conta da 10ª Conferência Geral da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), que será realizada no período de 1 a 6 e setembro, no Blue Tree Resort.

Este evento movimentará presidentes de Academias de Ciências de mais de 30 países, bem como diversos ministros de C&T e de Educação.

Diversas palestras e debates serão realizados em torno da temática da promoção das ciências da vida para o desenvolvimento sustentável. Nestas, serão apresentadas experiências bem sucedidas, em diversas áreas, e estudos científicos sobre o impacto das mudanças climáticas globais no planeta. Durante a semana, haverá a cerimônia de entrega de prêmios internacionais e conferências proferidas pelos laureados.

Paralelamente, os ministros da África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Brasil, Burkina Faso, Costa Rica, Gana, Haiti, Ilhas Mauricio, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Jamaica, Moçambique, Niger, Nigéria, Paquistão, Quênia, Ruanda, Senegal, Sri Lanka, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Uganda e Zimbábue se reunirão num Fórum para trocar experiências sobre o financiamento de CT&I nos países em desenvolvimento.

Também
será realizada neste período a 1ª Conferência Regional de Jovens Cientistas da TWAS, para a qual foram convidados cientistas de menos de 40 anos, que apresentarão suas pesquisas na área das ciências biológicas e debaterão suas aplicações no quadro mais amplo do desenvolvimento sustentável. Durante o dia 2/9 e 4/9, os brasileiros Stevens Rehen e Flávia Carvalho Alcântara Gomes falarão sobre neurociências. Christian Billaut, do Chile; Ivan Velasco, do México; Marietta Díaz, da Costa Rica; Santiago Carrera e Rosmari Roche; de Cuba; e o brasileiro Valdo Silva avaliarão os progressos na área de epidemiologia. Já os argentinos Jose Luis Daniotti e Gabriel Rabinovich, além do brasileiro Marcelo Einicker Lamas e da uruguaia Carmen Rossini, falarão sobre pesquisa em câncer. Julio Caramelo, da Argentina e Juan Larrain, do Chile, tratarão de desenvolvimento molecular e celular. O dia 5/9 será dedicado às conclusões.

O evento está sendo financiado, organizado e conduzido pelo Governo do Brasil e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).


Data: 31/08/2006