Físico Mário Novello participa do programa "Roda Viva", da TV Cultura, nesta segunda-feira

Novello criou, em 1976, a Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação

O "Roda Viva", da TV Cultura, comandado por Paulo Markun, apresenta na segunda-feira (4/9), às 22h40, a entrevista ao vivo com o físico e cosmólogo Mário Novello.

O famoso físico brasileiro é doutor em Física pela Universidade de Genève (Suíça). Pioneiro das pesquisas em Cosmologia no Brasil, criou em 1976 a Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação.

Em julho de 2004 recebeu, em função de seus estudos sobre as origens do universo, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lyon (França), igualando-se, nesta honraria, ao consagrado cientista russo Andrei Sakharov.

Além de mais de cem artigos científicos publicados em revistas especializadas internacionais, Mário Novello é autor de vários livros, entre eles "Cosmos et Contexte, "O Círculo do Tempo" e "Os Sonhos Atribulados de Maria Luisa".

A bancada de entrevistadores será formada por Fritz Utzeri (colunista do Jornal do Brasil); Carlos Vogt (poeta e lingüista, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo e diretor de redação da revista "Comciência"); Walmir Thomazi Cardoso (professor do departamento de Física da PUC, presidente da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia e ex-apresentador do programa "Olhando Para o Céu", da TV Cultura); Ulisses Capozzoli (presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e editor da revista Astronomy Brasil); Salvador Nogueira (editor de Ciência e Saúde da Globo.com); e Pablo Nogueira (repórter da revista Galileu).

Data: 01/09/2006