topo_cabecalho
Carência de doutores em física é tema de debate na Capes

Idéia elaborar plano que garanta a empregabilidade dos doutores e uma melhor adequação da formação

A Capes abriu na quinta-feira, 31 de agosto, em Brasília, uma série de discussões sobre área de física no país.

Estarão em debate questões como a carência de profissionais, capacidade de atendimento da demanda do país por parte dos 3,5 mil doutores, o que fazem os físicos brasileiros e quais as principais necessidades do setor.

"Este é o primeiro encontro. Realizaremos muitos outros, com coordenadores de programas de pós-graduação, representantes da indústria e de centros de pesquisa", disse o diretor de programas da Capes, José Fernandes de Lima.

"Queremos elaborar um plano que garanta a empregabilidade dos doutores e uma melhor adequação da formação, tendo em vista o desenvolvimento do país."

O Brasil forma cerca de dez mil doutores, anualmente. O número corresponde a menos de um doutor (0,15) por cada cem mil habitantes. Na opinião de Lima, esse número é muito pequeno para atender os desafios do Brasil.

"Precisamos continuar crescendo a fim de atender às necessidades de modernização industrial e de expansão dos centros de pesquisa", salientou.

Participam do encontro Adalberto Fazzio, presidente da Sociedade Brasileira de Física; Celso Pinto de Melo, pró-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Ronald Cintra Shellard, do Centro Brasileiro de Pesquisas em Física (CBPF); Alaor Silvério Chaves, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Rita Maria Cunha de Almeida, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Roberto Mendonça Faria, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

A Capes pretende também promover reuniões com especialistas de outras áreas, como química e biologia.


Data: 01/09/2006