Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) comemora 50 anos nesta sexta-feira com homenagem a José Goldemberg

Instituto concederá o título de Pesquisador Emérito ao secretário de Meio Ambiente do Estado de SP, José Goldemberg

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) comemora, nesta sexta-feira, 50 anos de fundação, em solenidade prevista para as 15h.

Na ocasião, o Instituto concederá o título de Pesquisador Emérito ao secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Goldemberg.

Participam do evento a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Dias Gonçalves, entre outras autoridades.

O título é concedido aos profissionais de ciência e tecnologia que tenham se distinguido por atividades de pesquisa e desenvolvimento ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso do instituto.

Goldemberg foi bolsista do professor Marcello Damy de Souza Santos, um dos fundadores do Ipen, com quem atuou na instalação do acelerador bétatron, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Iniciou sua carreira no Ipen em 1969, como professor colaborador, liderando a Coordenadoria de Física Nuclear, até 1973.

Presidiu diversas associações científicas, foi reitor da USP, secretário de Educação do Estado de São Paulo, secretário de Ciência e Tecnologia da Presidência da República. Recebeu premiações e distinções no Brasil e no exterior.

O convênio para a criação de um órgão nacional para pesquisas na área nuclear voltadas a fins pacíficos foi firmado entre a USP e o CNPq em 11 de janeiro de 1956.

Em 31 de agosto desse ano, o decreto federal 39.872 criava o IEA, no campus da Cidade Universitária, em uma área aproximada de 100 mil metros quadrados.

Já em setembro daquele ano se iniciavam os trabalhos de escavação e construção do edifício onde o reator nuclear de pesquisas seria instalado.

O Ipen reúne onze centros de pesquisa e desenvolve estudos em várias áreas do conhecimento: energia nuclear e suas aplicações, biotecnologia, células a combustível, entre outras áreas.

Conta com 1.100 servidores e cerca de 400 alunos de pós-graduação. Ocupa uma área de 500 mil metros quadrados.

O Ipen é uma autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, associada à Universidade de São Paulo para fins de pós-graduação e gerida técnica, administrativa e financeiramente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A cerimônia acontece no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni do Ipen, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, São Paulo.

Data: 01/09/2006