Curso de Extensão "Segurança e Defesa Nacional: Da Competição à Cooperação Regional"

Promovido pela Fundação Memorial da América Latina e Universidade São Marcos, curso será realizado em SP, de 11 de setembro a 11 de dezembro

Composto de 12 aulas, o curso visa debater a Segurança e Defesa Nacional no contexto da América Latina, onde a cooperação prevalece em relação à competição.

As aulas acontecem sempre às segundas, às 19h30, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita - Fundação Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda - São Paulo - SP).

Confira a programação

11 de setembro - O Brasil e a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah)
Ministrante: General de Divisão Augusto Heleno Pereira (Chefe de Gabinete do Comandante do Exército, ex-Comandante da Minustah)

25 de setembro - Ameaças às democracias da América Latina
Ministrantes: Hector San Pierre e Suzeley Kalil Mathias (Unesp)

2 de outubro - Concepções estratégicas da II Guerra ao Pós-guerra fria
Ministrante: Oliveiros S. Ferreira (USP e PUC/SP)

16 de outubro - Amazônia e Defesa Nacional
Ministrante: Vanderley Messias da Costa (USP)

23 de outubro - Defesa Nacional e Segurança Pública
Ministrantes: General de Brigada (R) Antonio Luís da Costa Burgos e Tulio Kahn (Doutor em Ciência Política)

30 de outubro - Democracia e Defesa Nacional
Ministrantes: Eliézer Rizzo de Oliveira (Diretor do CBEAL - Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - Memorial da América Latina) e Roberto Romano da Silva (Unicamp)

6 de novembro - Serviço Militar: relações com a cidadania, democracia e modernização das Forças Armadas
Ministrante: Tenente-Coronel do Exército (R) Paulo Kuhlmann (Mestre em Ciência Política)

13 de novembro - A Amazônia Azul
Ministrante: Vice-Almirante José Carlos Cardoso (Comandante do 8º Distrito Naval - São Paulo)

20 de novembro - A faixa de fronteira e a segurança nacional: perspectiva
estratégica e questões de inteligência
Ministrantes: General de Exército Jorge Armando Felix (Ministro do Gabinete de Segurança Institucional) e Jorge Alberto Cunha Couto (Secretário de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional)

27 de novembro - Poder Legislativo e Defesa Nacional
Ministrante: Dep. federal Aldo Rebelo (Presidente da Câmara dos Deputados)

4 de dezembro - Os Estados Unidos e a segurança internacional
Ministrante: Antônio Jorge Ramalho da Rocha (UnB e Secretaria de Estudos e
Cooperação do Ministério da Defesa)

11 de dezembro - América do Sul em vias de uma corrida armamentista?
Ministrante: Roberto Godoy (Jornalista de O Estado de São Paulo)

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pelo e-mail cursos@memorial.sp.gov.br até a data de início do curso.

Os participantes com 75% de presença nas aulas terão direito a um Certificado de Participação emitido pela Fundação Memorial da América Latina e Universidade São Marcos.

Informações pelo fone (11)3823-4780, e-mail: cursos@memorial.sp.gov.br ou no site http://www.memorial.sp.gov.br.

Data: 01/09/2006