topo_cabecalho
Perereca do cerrado pode trazer cura para doença de Chagas

Testes in vitro mostraram que ela mata o parasita causador da doença de Chagas, sem danificar outras células do sangue

Como qualquer perereca genérica, a Phyllomedusa oreades é verde e tem olhos saltados. Caçula de uma família com mais de 700 espécies, vive nas terras altas do Planalto Central e se destaca no gênero pelo colorido nos flancos do corpinho, forma da cabeça e vocalização.

Mas o que fez da criatura de 3 cm uma celebridade instantânea e um ícone contra a biopirataria foi a substância encontrada em sua pele: testes in vitro mostraram que ela mata o parasita causador da doença de Chagas, sem danificar outras células do sangue.

"A Chagas não tem cura, e 4 milhões sofrem da doença no Brasil", lembra Reuber Brandão, pesquisador que descreveu a espécie, quatro anos atrás.

Doutor em ecologia pela UnB e analista do Ibama, ele explica que os anfíbios são importantes indicadores de qualidade dos ecossistemas e que passam por extinção em diversas partes do mundo.

"O cerrado está sendo rapidamente convertido em monoculturas e pastagens. Estimativas calculam que, em menos de 30 anos, esse bioma não existirá mais, exceto em unidades de preservação".


Data: 04/09/2006