topo_cabecalho
Cinecien 2006 abre inscrições para audiovisuais de países-membros e associados do Mercosul

O Festival de Cine e Vídeo Científico do Mercosul (Cinecien) está com inscrições abertas

Promovido pela Rede Especializada de Ciência e Tecnologia - RECyT do Mercosul, o evento está sendo organizado, neste ano, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) do Brasil. O Cinecien 2006 será realizado no RJ, de 4 a 7 de dezembro, com sessões abertas ao público e gratuitas.

O objetivo do Festival, que tem caráter competitivo e não comercial, é estimular os realizadores e as instituições dos países-membros e associados do Mercosul a utilizar os meios audiovisuais para divulgação de pesquisas em todas as áreas do conhecimento científico, bem como promover e difundir a produção audiovisual científica da região.

Poderão ser inscritas obras audiovisuais produzidas, a partir de 1998, por diretores latino-americanos ou não, atuantes nos países-membros e associados do Mercosul; e também obras realizadas por instituições culturais e científicas desses países em co-produção com instituições de outras nações.

Os interessados em participar do Festival podem inscrever mais de um título, desde que a duração total dos filmes apresentados não exceda 120 minutos. É permitida, ainda, a inscrição de obras que já tenham participado de outros festivais e competições.

O material inscrito deve ser encaminhado à Comissão Organizadora do Festival, no endereço do MCT, até o dia 13 de outubro, data-limite de postagem para efeito de classificação e inclusão dos filmes no processo seletivo.

As cópias precisam ser identificadas com o título, duração, país de origem e ano de produção. No material para remessa devem ser anexadas a ficha de inscrição preenchida e assinada pelos realizadores/produtores e a foto da película ou do diretor para divulgação e produção do catálogo. Os custos de remessa dos títulos ficam a cargo dos proponentes à participação no Festival.

O Cinecien 2006 contempla cinco categorias: vídeos e filmes didáticos, isto é, produtos não veiculados pelo "broadcasting" da TV; séries e programas realizados para a TV aberta e por assinatura; curtas-metragens documentários e de ficção; longas-metragens documentários e de ficção; e peças de divulgação e difusão de Ciência e Tecnologia (videoteipes para campanhas institucionais, clipes promocionais de eventos de C&T etc)

Será atribuído prêmio ao título vencedor de cada categoria. O júri poderá conceder também a seu critério, menções honrosas. As películas premiadas poderão ser legendadas para divulgação.

Endereço para remessa:
CINECIEN 2006
Ministério da Ciência e Tecnologia
Departamento de Popularização e Difusão da Ciência - DEPDI/SECIS
Esplanada dos Ministérios, Bl. E, sala 231
70067-900 Brasília, DF - Brasil

Mais informações, fichas de inscrição e condições de remessa dos materiais estarão disponíveis no portal da RECYT (http://www.recyt.org)


Data: 04/09/2006