Verba para campus de Cuité será de R$ 1,5 mi

O pedido da verba para a reforma do imóvel onde será instalado o campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cuité, no Cariri paraibano, já foi encaminhado pela prefeitura do município. Recursos na ordem de R$ 1,5 milhão foram solicitados pelo gestor municipal para a recuperação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agropecuário Dr. Raimundo Asfora, localizada na zona rural, doada à UFCG para implantação do novo campus universitário.

No último final de semana, o reitor Thompson Mariz e a equipe técnica da Secretaria de Pro-jetos Estratégicos da instituição visitaram a escola com a finalidade de conhecer e elaborar o projeto de reforma das atuais instalações. Além da escola, localizada no sítio Olho D?água da Bica, numa área de 96 hectares, a prefeitura doou uma área de 16 mil metros quadrados. A inspeção verificou toda a infra-estrutura da escola, formada por oito prédios, onde funcionam a administração, seis salas de aula, uma biblioteca, uma sala de professores, um refeitório, banheiros, almoxarifado e uma quadra poliesportiva. Um novo prédio, para a administração do campus, será construído no local.

A pretensão é que a verba seja liberada já no próximo mês, porque o campus deve estar funcionando já em janeiro de 2006, segundo adiantou o prefeito Antônio Medeiros Dantas. Para o gestor municipal, a instalação da universidade em Cuité vai significar um grande desenvolvimento econômico para o município, devendo atrair alu-nos de 20 municípios vizinhos e de outras cidades, inclusive de outros Estados. No campus de Cuité, deverão funcionar inicialmente os cursos de Enfermagem, Pedagogia, História e Geografia.

Data: 16/09/2005