topo_cabecalho
Entrega de prêmio marca reunião do G77

O G77, grupo que reúne 131 países em desenvolvimento, lançou neste domingo o Prêmio G77 em Ciência, Tecnologia e Inovação

O primeiro pesquisador a receber a distinção foi o físico colombiano Pedro Prieto, por seus trabalhos nas áreas de supercondutores e magnetismo.

A entrega foi feita durante o Fórum Ministerial de C&T, evento que integra a 10ª Conferência Geral da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), em Angra dos Reis, RJ.

Entregue a cada três anos, o Prêmio foi criado durante a Primeira Reunião de Cúpula do Sul, realizada em Cuba, em 2000, como reconhecimento aos cientistas, engenheiros e pesquisadores de países em desenvolvimento que tenham dado contributos significativos às suas áreas de atuação.

Fórum

Na abertura da reunião, o ministro de C&T da África do Sul, Mosibudi Mangena, agradeceu ao governo brasileiro, à TWAS e à Academia Brasileira de Ciências (ABC) por apoiarem o encontro e ressaltou a importância do G77 para os países que integram o grupo.

"Acredito que há uma riqueza de conhecimento e informação na cooperação internacional de ciência e tecnologia que compartilhamos. Precisamos traduzir nossas experiências visando fortalecer nossas sociedades", afirmou.

"É fundamental que trabalhemos juntos. Estou confiante de que obteremos bons resultados deste nosso encontro", reforçou o ministro brasileiro, Sergio Rezende.

O G77 é a maior coalizão de países em desenvolvimento dentro da Organização das Nações Unidas. Criado em 1964, fornece os meios para articulação e promoção dos interesses econômicos comuns desses países, bem como para a cooperação técnica.


Data: 05/09/2006