topo_cabecalho
Prêmio Nobel de Física abre evento em Angra dos Reis

Os avanços da pesquisa científica em países do hemisfério sul estão sendo apresentados na 10ª Conferência Geral da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), que reúne cerca de 500 pesquisadores da Ásia, África e América Latina, desde sábado, em Angra dos Reis, RJ.

O prêmio Nobel de Física, David Gross, abriu a programação científica do encontro, falando sobre as próximas revoluções na Física fundamental a partir dos estudos na teoria de cordas, que pretende unificar as áreas da física - teoria quântica e relatividade geral -, introduzindo um novo conceito de espaço e tempo.

No domingo, 16 cientistas que já receberam prêmios da Academia fizeram palestras sobre as suas pesquisas, que abrangem as áreas da medicina, agricultura, biologia, química, engenharia e ciências da terra.

Nesta segunda-feira, Jacob Palis, do Impa, um dos laureados em Ciências Matemáticas, falou de seu trabalho, que tem como título "A Global scenario for chaotic systems".

Nesta terça-feira, o Brasil apresenta suas conquistas na área da ciência, com apresentações sobre políticas públicas visando construir um novo futuro, a questão da inovação e as novas ciências para energia, produção de alimentos e saúde.

Como parte do encontro também está sendo realizada a 1ª Conferência Regional de Jovens Cientistas, que debate a promoção das ciências da vida para o desenvolvimento sustentável.

O desafio da neurociência, os progressos em epidemiologia e infecção, o câncer e as novas descobertas são os temas tratados por pesquisadores do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Costa Rica, Cuba e México.

Os avanços da nanociência e da nanotecnologia, as ciências da vida na África, e as mudanças climáticas em países em desenvolvimento serão tratados em simpósios específicos, que acontecerão na quarta-feira, último dia da conferência.


Data: 05/09/2006