Abertas inscrições para o 2º Prêmio Igualdade de Gênero

Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - concurso nacional de redações e artigos científicos

As redações devem ser produzidas por estudantes do ensino médio, enquanto os artigos devem ser apresentados por estudantes de graduação e Pós-graduação.

O objetivo do concurso é propiciar um ambiente democrático de discussão dentro das escolas e universidades brasileiras sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzir trabalhos sobre o tema.

O Prêmio é uma parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), MCT e MEC, e faz parte do Programa Mulher e Ciência do Governo Federal.

As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro. Para mais informações, os interessados devem acessar o site: <http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/

Ensino Médio

Na categoria "Ensino Médio", serão premiadas 27 redações - uma por estado, mais o Distrito Federal. Deste total, serão selecionadas os três melhores textos.

Os vencedores estaduais ganharão um computador e, os premiados na etapa nacional receberão também uma impressora e Bolsa de Iniciação Científica Júnior, por 12 meses.

Poderão participar alunas e alunos de escolas públicas ou privadas, inclusive em escolas técnicas de nível médio, autorizadas pelo MEC.

Ensino Superior e Pós-graduação

Serão premiados os três melhores artigos científicos de cada uma das duas categorias. Os vencedores do ensino superior serão premiados com R$ 5 mil, cada. Os estudantes de Pós-graduação receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil, cada.

Os vencedores destas categorias poderão receber uma bolsa de estudo do CNPq, a ser desenvolvida na área do Prêmio. A concessão será efetivada caso os premiados atendam aos critérios normativos do CNPq descritos no endereço: http://www.cnpq.br/bolsas/index.htm

Programa Mulher e Ciência

A finalidade deste programa é estimular a produção científica acerca das relações de gênero no país e também promover e incentivar a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Além do Prêmio de redações e monografias, integram o Programa o edital do CNPq, que deve ser lançado ainda este mês. O Programa é resultado do trabalho desenvolvido por um grupo interministerial e é apoiado por mais de 25 entidades, entre associações científicas e organizações não-governamentais.

Esse Programa teve sua primeira edição em 2005, e é coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), MCT e MEC.

Construindo a Igualdade de Gênero

A 1ª edição Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi realizado no ano passado e teve 1587 trabalhos inscritos. Destes, 1270 eram redações de estudantes do ensino médio, 141 monografias de estudantes do ensino superior e 176, de estudantes de pós-graduação.

Do total de trabalhos inscritos, 71% foram realizados por mulheres e 29% por homens. A região com mais inscritos foi a Sudeste, com 654 trabalhos apresentados, seguida da região Nordeste, com 433 inscrições.

Data: 05/09/2006