topo_cabecalho
Professora é homenageada por luta pela prevenção do câncer

Angelita Habr Gama recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga das mãos do governador Cláudio Lembo

A cirurgiã gastroenterologista e professora emérita da Faculdade de Medicina da USP Angelita Habr Gama recebeu ontem do governador Cláudio Lembo a mais alta homenagem concedida no Estado de São Paulo, a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga.

A médica foi homenageada por seu trabalho na universidade e por sua luta na prevenção e tratamento do câncer de intestino, à frente das campanhas de conscientização da população.

Angelita é presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci) e explica que, apesar de causar muito temor, esse tipo de câncer pode ser evitado.

Ela ressalta a importância da prevenção e da realização de exames precoces, principalmente para pessoas com mais de 40 anos que tenham casos de familiares com câncer de intestino. "Essa é uma doença curável, basta ser tratada desde o início", diz.

Segundo Angelita, porém, nem sempre isso acontece. "Infelizmente, com freqüência acabamos operando o paciente depois que já existe a metástase".

Para ela, a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga é o reconhecimento de seu trabalho de médica, professora e pesquisadora.

O governador Cláudio Lembo ressaltou a importância da homenagem e do trabalho de Angelita na Faculdade de Medicina da USP. "Esta é uma mulher notável e uma grande médica", disse. "Quem se sente honrado com essa homenagem é o Estado de São Paulo".

Comprometimento

Também foram homenageados com a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga o senador Marco Maciel, o professor e pesquisador Hélio Santos, o oftalmologista Tadeu Cvintal, o urologista Miguel Srougi e a geneticista Mayana Zatz, além da atriz Irene Ravache e da artista plástica Maria Bonomi.

O senador Marco Maciel (PFL-PE) também lembrou da importância dos homenageados. "A Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga expressa o reconhecimento daqueles que em suas áreas prestaram uma contribuição ao País", disse.

"Isso simboliza o comprometimento desses cidadãos com sua terra."


Data: 05/09/2006