topo_cabecalho
X Congresso Brasileiro de Nutrologia reunirá especialistas em nutrição humana dos EUA, Europa e América Central

De 14 a 16 de setembro, em SP

Para
discutir o combate à obesidade e suas comorbidades, pesquisadores, médicos e estudantes estarão reunidos no X Congresso Brasileiro de Nutrologia, de 14 a 16 de setembro, no Gran Meliá WTC, em SP.

Com o público estimado em 1.500 participantes o Congresso, promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia(Abran), abrangerá três atividades paralelas: a XI Conferência sobre Obesidade, o IV Meeting International Colleges of Advancements of Nutrition (Ican) e a III Conferência de Direito Humano à Alimentação Adequada.

Segundo Durval Ribas Filho, presidente da Associação, durante todo o congresso serão realizados simpósios, conferências, palestras e mesas-redondas, discutindo temas como alimentos nutracêuticos; tratamento da obesidade; diabetes; importância dos produtos diet e light; base científica dos organismos geneticamente modificados; a importância dos transgênicos na alimentação do brasileiro, hoje e no futuro; a relação entre a biotecnologia e a nutrologia; alergia alimentar; nutrologia esportiva; nutrição enteral e parenteral; células-tronco e enfermidades nutricionais,dentre outros.

Convidados Internacionais

"Para fazer um intercâmbio no campo da nutrologia envolvendo o estudo, a pesquisa e a discussão sobre diferentes temas científicos nessa área, contaremos com a presença de presidentes de outras sociedades de nutrologia vindos de países como os EUA, Colômbia, Equador e da Espanha", afirma Durval.

Já estão confirmados para participar das discussões do IV Annual Meeting International Colleges for Advancements of Nutrition, os seguintes especialistas: Rita Raman, pediatra, nutróloga, professora de Pediatria do Centro de Ciências de Saúde de Oklahoma, da Universidade de Oklahoma; George Cowan Jr, cirurgião especialista em cirurgia bariátrica há 25 anos, professor da Universidade do Tenesse é o atual presidente do ICAN; Nora Tello, nutróloga, chefe do Departamento de Nutrição do Hospital Baça Ortiz de Quito, Equador, professora da Universidade São Francisco de Quito; Hernando A. Villamizar, presidente da Sociedade Colombiana de Pediatria;Ascencion Marco, professora de investigação do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e diretora do Grupo de Imuno-nutrição do Departamento de Metabolismo e Nutrição do Instituto Del Frio, Espanha.

A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) é uma entidade médica científica, fundada em 1973, que se dedica ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos no diagnóstico, na prevenção e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, as enfermidades nutricionais.

Reúne 3.200 associados, médicos nutrólogos, cientistas, pesquisadores e profissionais na área de nutrição, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.

Mais informações com a Associação Brasileira de Nutrologia, pelos fones (17) 3523-9732 e 3524-4929


Data: 05/09/2006