Inscrições para o Enade podem ser feitas até o dia 11

As instituições de educação superior têm até a próxima segunda-feira, 11, para cadastrar a lista de seus alunos aptos a participarem do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2006, o Enade. O prazo foi prorrogado para possibilitar ampla adesão, já que a participação no exame é fundamental para a colação de grau em curso superior.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para avaliar os alunos, o exame aplica prova de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos a ingressantes e a concluintes de cursos superiores. A cada ano são avaliadas algumas áreas do conhecimento. Este ano fazem as provas alunos dos cursos de administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores em educação básica, música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.

A prova é feita por amostragem, ou seja, não são todos os estudantes destes cursos que a fazem, apenas aqueles selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Para que o Inep faça a seleção e garanta o rigor da amostra, os coordenadores dos cursos têm que cadastrar os estudantes ingressantes e concluintes que serão avaliados.

Ingressantes são aqueles que tenham cumprido de 7% a 22% da carga horária total do curso. Concluintes são os que já cumpriram mais de 80% da carga horária total. No dia 25 de setembro, o Inep divulgará a lista dos estudantes selecionados para o Enade. A prova será aplicada no dia 12 de novembro em todo o país.

Voluntários

O Enade é obrigatório para aqueles indicados pelo Inep. Sem sua realização, o estudante não poderá colar grau. No entanto, estudantes não selecionados que desejarem participar do programa podem fazê-lo, mas suas notas não serão computadas para a média de desempenho de sua instituição.

Nova chance

Os estudantes designados para a prova do Enade em 2004 e 2005 que faltaram ao exame terão agora uma nova oportunidade: poderão participar da edição 2006 e quitar sua pendência junto ao MEC. Para isso, deverão procurar o coordenador de curso e solicitar que seja feita sua inscrição.

Data: 06/09/2006