Profissionais da área tecnológica federal terão acesso a bolsas

O Ministério da Educação lançou nesta quarta-feira, dia 6, em Brasília, duas ações de apoio à qualificação profissional e à pesquisa nas instituições federais de educação tecnológica. Em parceria, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) oferecerão 195 bolsas de mestrado e cem de doutorado a professores, técnicos e gestores, além de investir em dez grupos de pesquisa.

Cerca de R$ 3,5 milhões serão aplicados no Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Piqdtec), que oferece bolsas de mestrado e doutorado. Podem concorrer professores, técnicos e gestores de centros federais de educação tecnológica, de escolas técnicas e agrotécnicas federais, de escolas técnicas vinculadas às universidades federais, da Universidade Tecnológica Federal e do Colégio Pedro II.

Ao edital de seleção dos grupos de pesquisa serão destinados R$ 1 milhão. Os estudos devem abranger as áreas da educação profissional e tecnológica, com ênfase na modalidade de educação de jovens e adultos. O edital será publicado na segunda quinzena deste mês.

"As bolsas vão dotar o quadro de docentes, que já é qualificado, de profissionais atualizados com o mundo acadêmico para garantir um ensino de extrema qualidade", afirmou o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Moreira Pacheco. Segundo ele, a iniciativa reflete a preocupação do MEC em expandir a rede federal e manter o nível de excelência.

Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, as instituições federais de educação tecnológica representam um grupo de extrema importância para o desenvolvimento do setor tecnológico do país. "O trabalho realizado nos centros é um adendo aos laboratórios de pesquisa das universidades. Muitos deles têm boa infra-estrutura e contribuem para a pesquisa e a inovação", disse. "O objetivo desse programa é aumentar a massa crítica e o número de pessoal qualificado na pós-graduação."

Os profissionais interessados nas bolsas devem procurar a direção de sua instituição. Os estabelecimentos federais de educação tecnológica devem enviar o plano institucional de qualificação à Setec. Mais informações nos telefones (61) 2104-9452 e 2104-8550.

Data: 06/09/2006