Pedidos de registro e petições de marcas podem ser feitos pela internet

Sistema e-Marcas, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), já está no ar

Os pedidos de registro e petições de marcas podem ser feitos e enviados pela internet para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), instituição associada à Abipti.

O novo sistema e-Marcas está em funcionamento desde a última sexta-feira (1º).

Roberto Jaguaribe, presidente do Inpi, disse, por meio de sua assessoria, que a informatização deverá conferir maior eficiência, qualidade e transparência nas análises e decisões dos processos.

O Inpi também contratou e treinou 60 novos examinadores de marca, o que, junto com o novo sistema, vai permitir, segundo o instituto, a aceleração do processamento dos pedidos de marcas que estão na espera.

De acordo com o Inpi, esses esforços vão fazer com que o prazo do exame de um pedido de marcas seja reduzido em mais de 80%, ou seja, de seis anos para menos de 12 meses.

Para ter acesso ao e-Marcas, acesse www5.inpi.gov.br/login_formularios.

Data: 06/09/2006