Lula ressalta papel da C&T para o Brasil dar um salto de conhecimento

Presidente abriu a reunião plenária do Conselho Nacional de C&T (CCT), nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília

"Qualquer que seja o presidente da República nos próximos anos, tem três palavras-chave para que este país dê certo: desenvolvimento, distribuição de renda e educação de qualidade."

Com essa declaração, Lula abriu a reunião plenária do CCT.

Ele disse: "Tenho certeza de que o Ministério da C&T (MCT) e este Conselho saberão criar os instrumentos práticos para que, junto com a Finep, com o BNDES e com o setor privado, sejam semeados no Brasil muitos vales do conhecimento, da inovação e da tecnologia. Nosso sistema nacional de ciência e tecnologia, na ponta do qual se concentra este Conselho, oferece recursos, inteligência e políticas para que o grande salto do conhecimento finalmente aconteça no nosso país".

Além de ressaltar o aumento nos investimentos em C&T pelo Governo federal, o presidente citou também a formação de 10,6 mil doutores no Brasil este ano.

O ministro da C&T, Sergio Rezende, secretário do Conselho, fez um balanço das ações do Ministério entre os anos 2003 e 2005.

Rogério Cerqueira Leite, professor da Unicamp, apresentou estudo sobre o tema Etanol: o Brasil produzindo energia para o mundo, com um panorama do estágio atual da tecnologia, um mapeamento de áreas com potencial e impactos ambientais e socioeconômicos do projeto.

Em seguida, o secretário de C&T do Ministério da Saúde, Moisés Goldbaum, trouxe as principais ações do Ministério em C&T, como editais para pesquisas em vacinas e bioprodutos.

O presidente da SBPC, Ennio Candotti, por sua vez, expôs proposta para que as nações latino-americanas criem um grande programa de intercâmbio de jovens nas Universidades da região, convencido de que a formação de graduandos e pós-graduandos é vital para cimentar a integração regional.

Luiz Hildebrando Pereira da Silva, responsável pelo projeto franco-brasileiro de pesquisa da Malária em Rondônia, enfatizou a necessidade de definir melhor o papel do CCT, de modo a que possa coordenar efetivamente o trabalho dos diversos ministérios na área de C&T e exercer maior influência no processo de preparação do orçamento destinado ao setor.

Oswaldo Baptista Filho, reitor da Universidade de São Carlos, apresentou proposta de alteração na composição do CCT, e o conselheiro José Ellis Ripper apresentou uma proposta de criação do Certificado de Tecnologia Nacional. As propostas apresentadas serão deliberadas pelo conselho nos próximos encontros.

Estavam presentes na reunião a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o ministro da Defesa, Waldir Pires, o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Luiz Antonio Elias, e o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

Data: 06/09/2006