topo_cabecalho
Geofísica: Profissionais aguardam aprovação de projeto de lei

Sem regulamentação da profissão, geofísicos não assinam projetos

Mercado aquecido e emprego garantido antes mesmo do fim da graduação. A carreira de geofísico parece perfeita, só que o profissional não pode assinar seus trabalhos.

A situação foi criada pela falta de regulamentação da carreira. Por isso a categoria acompanha atenta a tramitação do projeto de lei nº 4.796/05, que disciplina a profissão no país.

"O fato de o geofísico não ter registro no Crea [Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia] e não poder assinar laudos significa que, caso ele queira abrir uma firma ou uma empresa de prestação de serviços, não poderá emitir relatórios técnicos ou responsabilizar-se por eles", explica Naomi Ussami, diretora de relações acadêmicas da Sociedade Brasileira de Geofísica.

"Atualmente, os geofísicos trabalham em empresas, executam os serviços, elaboram os relatórios, mas quem assina é um profissional que tenha o registro, um geólogo, um geógrafo ou um engenheiro, por exemplo", afirma ela.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto, da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), em agosto. A proposta aguarda o prazo de recurso e, depois, segue para votação no Senado.

"Com a aprovação em duas comissões [Trabalho e Administração e CCJC] no Congresso, por unanimidade, com parecer favorável dos relatores, não vejo por que não ser aprovado no Senado. O projeto de lei conta com o apoio de diversas entidades de classe", prevê.

Assim espera Georgia Castro de Souza, 24. Formada em geofísica pela Universidade de São Paulo em 2004, trabalha em uma empresa que atua no ramo ambiental, a Ids Radar. Entre suas atribuições está o mapeamento de locais que apresentem o solo e o lençol freático contaminados.

Seu dia-a-dia não tem nada de rotineiro: ela reveza-se entre trabalho de campo, onde coleta dados, e análise e processamento do material colhido no laboratório da empresa.

A profissional conta que não pretende se acomodar: "Estou fazendo mestrado para valorizar o currículo e ter a possibilidade de lecionar". Atualmente, existem cinco cursos de graduação em geofísica no país.


Data: 11/09/2006