El Niño será forte neste ano, diz instituto meteorológico

O fenômeno climático El Niño deve se manifestar com força neste ano. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), será a primeira vez, depois de 1997-1998, que o fenômeno terá intensidade no Brasil

O El Niño, aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico equatorial, começou a apresentar suas primeiras características em agosto.

"Nos
últimos 15 dias, observamos que a temperatura da água, a cem metros da superfície, está de 3C a 4C acima da média", disse Expedito Rebello, do Inmet.Segundo o meteorologista, a tendência é que as águas aquecidas no fundo subam até a superfície.

Em 1997 e 1998, as águas superficiais do oceano Pacífico ficaram cerca de 4 C acima da média, causando um dos El Niños mais devastadores do século 20. Nessa temporada, houve seca na Amazônia e tempestades na Costa Oeste dos EUA. De 1999 ao ano passado, a temperatura das águas não subiu mais que 1,5 C.

O instituto utiliza dados oceanográficos do projeto internacional Toga (Tropical Ocean Global Atmosphere).

O El Niño afeta o clima regional e global ao mudar as condições do vento, que, por sua vez, transformam o regime de chuvas nos trópicos.

Para Rebello, o norte do Nordeste brasileiro deve sofrer mais com a seca neste ano e o Sul do país terá mais chuvas do que a média.

"Em agosto, vimos que choveu mais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que as frentes frias ficaram estacionadas na região. Essas são características do El Niño", disse o meteorologista.

O coordenador do grupo operacional de previsões climáticas do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Hélio Camargo, acha que é cedo para dizer se o El Niño terá mais força neste ano.

"É precoce dizer que o El Niño será mais severo em 2006. Temos de esperar", disse Camargo.

O pesquisador afirmou que uma forte seca no semi-árido nordestino também depende das ações do oceano Atlântico, e não somente das do Pacífico.

Data: 11/09/2006