topo_cabecalho
CNPq lança no Recife o Concurso Jovem Cientista 2006

Anúncio de prêmio será feito, nesta terça-feira, durante seminário que ocorre até amanhã na Universidade Federal de Pernambuco: UFPE

O maior prêmio científico para jovens pesquisadores brasileiros, que este ano tem como tema a gestão da biodiversidade, será lançado no Recife, nesta terça, em seminário aberto ao público, que prossegue nesta quarta-feira

Objetivo do seminário: divulgar entre estudantes o 12º Prêmio Jovem Cientista, concedido anualmente pelo CNPq. Só no ensino médio estão aptos a concorrer em Pernambuco 950 mil alunos da rede estadual e 400 mil da privada.

A diversidade biológica também será o tema do seminário que ocorre hoje e amanhã, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB-UFPE).

A entrada é franca, mas os interessados devem antes se inscrever na secretaria do Departamento de Zoologia, também no CCB.

Este é o terceiro encontro no País para divulgação do Jovem Cientista, patrocinado pelo Grupo Gerdau, Eletrobrás-Procel e Fundação Roberto Marinho. Os dois primeiros ocorreram em Porto Alegre e no RJ.

A coordenadora do prêmio, Melissa Martins, explica que o seminário é ainda uma oportunidade de se debater a biodiversidade. "Por isso convidamos os principais especialistas do assunto no Brasil."

Melissa Martins abre o seminário. Rodrigo Medeiros, professor da Universidade Federal Rural do RJ, fala sobre os desafios da gestão da biodiversidade.

Em seguida, Cecília Amaral, do Depto. de Zoologia da Unicamp, aborda o papel dos programas ambientais no estudo e gestão da diversidade biológica.

A seguir, Tania Rieger, professora do Depto. de Genética da UFPE profere palestra sobre biologia molecular como ferramenta no estudo e gestão da biodiversidade.

Na palestra seguinte, Sérgio Bonecker, professor da UFRJ, debate os impactos da atividade petrolífera e sobre a biodiversidade marinha.

Cecília da Costa, do Depto. de Botânica da UFPE, finaliza o primeiro dia com explanação sobre adequação ambiental das usinas canavieiras à conservação da mata atlântica.

Nesta quarta-feira, o seminário começa com apresentação de Priscila Grohmann, professora da UFRJ, sobre a importância dos estudos de longa duração sobre a fauna e flora brasileiras.

O encerramento fica por conta de Carlos Roberto Ferreira Brandão, diretor técnico do Museu de Zoologia da USP, que falará sobre a ética na coleta biológica para pesquisas científicas como forma de reduzir impactos sobre a biodiversidade.


Data: 12/09/2006