topo_cabecalho
Brasil discute acordos de cooperação com Índia e África do Sul

O ministro da C&T, Sergio Rezende (foto), participa nesta terça do ato de assinatura de acordos entre os Governos do Brasil e Índia, no Palácio da Alvorada, em Brasília

A cerimônia é parte da visita oficial do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, ao Brasil. Esta é a primeira visita bilateral ao Brasil de um chefe de governo da Índia em 38 anos.

A última visita oficial do país ao Brasil foi a de Indira Gandhi, em 1968.

A visita do primeiro-ministro indiano dará continuidade ao diálogo político e à cooperação estabelecida entre o Brasil e a Índia em diversos setores, como ciência e tecnologia, agricultura, educação, cultura, turismo, energia, transportes e desenvolvimento social.

O presidente Lula esteve na Índia em janeiro de 2004, como convidado de honra do Governo indiano para as comemorações do Dia da República.

Ibas

Nesta quarta-feira, Rezende participa da 1ª Reunião de Cúpula do Fórum de Diálogo Trilateral Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que contará com as presenças dos líderes dos três países.

Criado em junho de 2003, o Ibas reúne as três maiores economias do mundo em desenvolvimento nos três continentes, no esforço de realizar uma maior "Cooperação Sul-Sul".

A primeira reunião do grupo foi realizada em outubro de 2004, em Nova Délhi, onde foram definidas as áreas de cooperação e o reconhecimento da importância da C&T para o desenvolvimento dos países.


Data: 12/09/2006