topo_cabecalho
Tesouros sob a Floresta Amazônica

Descobertos 137 sítios arqueológicos na região da mata peruana

O Instituto Nacional de Cultura (INC) do Peru anunciou ontem a identificação de 137 sítios arqueológicos na Amazônia. Os locais eram ocupados por culturas que se desenvolveram há mais de 2 mil anos no noroeste do país e cujos resquícios estavam, até hoje, encobertos pela floresta.

As antigas civilizações ou assentamentos humanos ocupavam diferentes regiões do atual departamento peruano de Loreto, explicou Santiago Rivas, arqueólogo do INC. Os grupos foram extintos em épocas diversas, alguns antes e outros depois da chegada dos colonizadores espanhóis.

As centenas de sítios localizados às margens dos rios Marañon, Amazonas, Huallaga e Ucayali foram incluídos num inventário regional que vem sendo elaborado desde 2005.

A partir de agora, informou o arqueólogo peruano, será iniciado um processo para selecionar os lugares onde serão feitas escavações arqueológicas mais profundas.

"Queremos determinar os tipos de construção que havia na região, as culturas desenvolvidas e, sobretudo, sua antigüidade", afirmou.

"Já encontramos fragmentos de pedra, vasilhas usadas em rituais, objetos de cerâmica, urnas funerárias, ossos, entre vários outros itens que pertenceram a civilizações já extintas."

O especialista disse ainda que as investigações em Loreto permitirão complementar a escassa informação disponível sobre os povos da Amazônia, a grande maioria já extinta ou em grande risco.

Escavações arqueológicas no Peru vêm revelando, nos últimos tempos, importantes descobertas.

Num sítio em Huaca Santa Cruz, em Lima, de uma antiga cultura da região, especialistas encontraram oito fósseis de homens e mulheres mortos em idade avançada.

Acharam também esculturas com imagens humanas que provavelmente pertenceram aos ichma, um povo que viveu na região entre os anos 750 e 1400.

Pesquisas feitas no Brasil revelam que a ocupação da Amazônia começou há cerca de 12 mil anos por grupos de caçadores-coletores.


Data: 13/09/2006