topo_cabecalho
Especialistas discutem como representar em museus uma ciência com acervo intangível

A representação de objetos museológicos muitas vezes intangíveis ou de difícil representação, como genomas, nanopartículas, estatísticas e temas controversos, mobilizou os debates do segundo dia da 34ª Conferência do Comitê Internacional de Museus de Ciência e Tecnologia (Cimuset), nesta terça-feira, no RJ.

No evento, organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) e sediado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), no RJ, especialistas de museus apresentaram várias experiências de museus brasileiros e internacionais no tratamento museográfico destas questões da ciência contemporânea.

Na mesa-redonda "A Museografia/Expografia nos domínios da Ciência", o museólogo Pierre Duconseille, da Cité de Sciences et de l'Industrie, de Paris, defendeu o uso de artefatos na impossibilidade de uso do objeto original.

Citando exemplo de exposições recentes, ele buscou inspiração no artista plástico Marcel Duchamp que rompeu paradigmas nas artes plásticas ao desmistificar o objeto. O objeto de exposição pode ser um simples meio, para que o expectador finalize seu entendimento através da sua própria percepção.

O respeito à liberdade do público de formar sua própria opinião, também deu a tônica de várias outras experiências apresentadas, como a da historiadora Ana Maria Ribeiro de Andrade, curadora da exposição "Energia Brasil", atualmente em cartaz no Mast.

Nesse caso, ela apresentou a problemática da energia nuclear para geração de eletricidade, de forma que o expectador estivesse habilitado a tirar suas próprias conclusões, vendo tanto vantagens como riscos e problemas da utilização dessa fonte.

Nas sessões de painéis, a expositora Letícia Maria Del S. Chávez foi aplaudida ao final da apresentação "Museus de Ciências para todos", onde descreveu a experiência dos museus de ciência da Universidade Autônoma do México voltados para a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Nos próximos dias seguem-se mesas-redondas e painéis com destaque para os convidados internacionais Heather Mayfield (Science Museum, Londres, Inglaterra), David Demant (Museum Victoria, Melbourne, Austrália) e Irina Podgorny (Museu de La Plata, Argentina).

As palestras estão tendo tradução simultânea em português e inglês. Mais informações podem ser obtidas no link: servicos.mast.br/cimuset/


Data: 13/09/2006