SP terá circo mambembe de física

Projeto vai apontar como a ciência está presente no cotidiano das pessoas; iniciativa tem apoio do CNPq, participação da USP e será promovido em espaços públicos da capital

Mostrar para a população a presença da ciência nas tarefas que são realizadas no dia-a-dia, como o ato de acender as luzes de uma sala ou o uso do forno de microondas, é o objetivo do projeto "Ciência, tecnologia e arte", desenvolvido pelo Instituto de Física da USP e pela Ciência-Prima, empresa que faz parte da Incubadora Educacional de Santo André.

"Trata-se de um circo mambembe de física, por meio do qual iremos aproximar as pessoas da tecnologia existente em seu cotidiano. Principalmente no caso das crianças e adolescentes, a proposta servirá para despertar nelas o gosto pelo aprendizado da ciência, mostrando como os conceitos teóricos têm uma aplicação prática", conta o físico e coordenador da Ciência-Prima, Aníbal de Fonseca de Figueiredo Neto.

A iniciativa contará com apoio do CNPq e será realizada ao longo de oito meses, nos finais de semana. A intenção é montar o circo mambembe em espaços públicos do município de SP, como parques e praças públicas.

As pessoas terão contato com conceitos científicos específicos que vão demonstrar, por exemplo, como se produz a eletricidade e o funcionamento de uma máquina fotográfica digital e da visão humana.

O projeto "Ciência, tecnologia e arte" terá participação de monitores, exposição de objetos científicos e oficinas para construção de brinquedos educativos a partir de sucatas, como mini-câmera escura, barcos a corda e a sopro, móbiles de equilíbrio, sessões de fotografia com latas e cinema de palito.

"Experiências desse tipo servem para mostrar o quanto a ciência e a tecnologia estão integradas ao dia-a-dia das pessoas, sem que elas percebam.

Com o projeto, vamos mostrar às crianças quais princípios da física estão por trás do funcionamento de um forno de microondas, por exemplo", afirma o professor do Instituto de Física da USP, Mikiya Muramatsu.

Professor Pardal

Para alguns, a Ciência-Prima se assemelha mais ao laboratório do personagem de quadrinhos professor Pardal. Mas por trás das "engenhocas" criadas pelo físico Aníbal de Fonseca de Figueiredo Neto está toda uma preocupação de mais de uma década com a popularização do conhecimento científico. Esse é o objetivo da empresa, que integra a Incubadora Educacional de Santo André e tem apoio da Prefeitura de Santo André e da Associação de Amigos da Estação Ciência.

O empreendimento se destaca por prestar assessoria e consultoria para a formação de parques temáticos e centros de ciências.

"Nossa finalidade é contribuir para o desenvolvimento da educação por meio da sensibilização e encantamento das pessoas, especialmente dos estudantes, com o saber e o fazer científico", afirma Aníbal de Fonseca.

Data: 13/09/2006