topo_cabecalho
Regional da SBPC na Paraíba fará reunião nesta sexta-feira sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Tema Criatividade & Inovação comemora o centenário do vôo do 14 Bis

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC na Paraíba (SBPC-PB) está convidando pessoas interessadas para participarem, às 10h00min desta sexta-feira, 15, de uma reunião com o objetivo de discutir e definir atividades a serem realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, programada para acontecer de 16 a 23 de outubro de 2006. A Coordenação Executiva da Semana é do Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da CT/ SECIS/MCT, Ildeu de Castro Moreira. A reunião vai acontecer no auditório do Museu de Artes Assis Chateaubriand, no Largo do Açude Novo, em Campina Grande, PB, e podem participar representantes de universidades, escolas públicas e particulares e pessoas interessadas. A UFCG tem um projeto aprovado no Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, para realizar a III Semana de Ciência e Tecnologia de Alagoa Grande, sob a responsabilidade do professor Rafael Rodrigues, do Centro de Formação de Professores - CFP, da UFCG, campus de Cajazeiras, PB.

A informação foi o Secretário Regional em exercício da SBPC na Paraíba, professor Josemir Camilo de Melo, que enviou convite para a Assessoria de Comunicação da UFCG. A SBPC tem como presidente o professor Enio Candotti e o Secretário Regional da SBPC na Paraíba é o professor Telmo Silva de Araújo, que pertenceu ao quadro docente da UFCG.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e, neste ano de 2006, tem como tema geral "Criatividade & Inovação", em comemoração ao centenário do vôo do 14 Bis - Santos Dumont.

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O texto é do Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da CT/ SECIS/MCT e Coordenador executivo da Semana Nacional de CT, Ildeu de Castro Moreira, e foi enviado aos coordenadores de eventos da Semana em todo o Brasil

“Prezado(a)s amigo(a)s

Dentro de aproximadamente um mês, entre os dias 16 e 23 de outubro, teremos a nossa terceira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Será um momento importante para consolidarmos esta iniciativa, criada em 2004, e que, com o trabalho, a dedicação e o entusiasmo de todos nós, teve grande êxito em 2004 e 2005. Em 2005 foram quase 7000 atividades em todo o país e com centenas de instituições de ensino e pesquisa envolvidas. Em 2006 a meta é consolidar a Semana e fazer com que ela entre de fato no calendário da CT brasileira, independentemente de quais serão os próximos governos.

Teremos novamente o apoio e a participação ativa das principais entidades científicas e tecnológicas - como CONSECTI, SBPC, ABC, ABIPTI - das FAPS, ministérios, fóruns de pró-reitores, secretarias municipais, Frente Plurissetorial em Defesa de CT&I, prefeituras, ONGs, algumas empresas estatais e privadas etc.

Para a realização da nossa terceira Semana contamos de novo com a participação ativa de todos vocês que são o seu motor principal e a razão de seu sucesso até agora! Vamos realizar nossa terceira versão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com muitas atividades interessantes e criativas!

Além dos vídeos científicos teremos neste ano, pela primeira vez, o OuvirCiência que tornará disponíveis programas de rádio de divulgação científica. Teremos também a participação de colegas de outros países como Cuba, Portugal e possivelmente de alguns países da América Latina. De Portugal deverá vir uma equipe que atua na Semana de CT daquele país para participar conosco de atividades em locais públicos.

Neste ano tivemos alguns obstáculos que nos criaram dificuldades adicionais à organização de Semana. O fato de ser um ano eleitoral traz evidentemente à baila questões de ordem política, mas felizmente a maturidade em nossa área é crescente e os problemas daí decorrentes têm sido relativamente pequenos. Mas os impedimentos legais de repasse de recursos para estados e municípios e as limitações ao uso da mídia geraram limitações maiores. Outra dificuldade que tivemos foi o grande atraso na votação do orçamento que levou a um prazo muito curto para liberação de recursos. Por outro lado dificuldades de ordem burocrática quanto à liberação e uso dos recursos (e depois quanto à prestação de contas) têm crescido e tomado parte significativa do nosso tempo e gerado atrasos substanciais. Contamos, portanto, com a compreensão e, muitas vezes, a paciência de vocês e desculpamo-nos antecipadamente por não podermos atender a todos como desejado e como merecem.

Mas nada disto vai nos impedir da fazer uma Semana Nacional de CT com a garra, a empolgação e o sucesso dos anos anteriores. E neste ano temos como pano de fundo a comemoração do centenário do vôo do 14bis e a inspiração em Santos Dumont que, com grande ousadia, criatividade e capacidade inovadora, superou obstáculos enormes para realizar o sonho de voar.

Peço a atenção de vocês a algumas informações e solicitações essenciais para a realização da Semana Nacional:

a.. Por favor, não se esqueçam de cadastrar com antecipação (e de solicitar reitEradamente que todos o façam) no site da Semana as instituições e atividades programadas. Isto é fundamental para que possamos divulgar as atividades junto à mídia e para termos uma avaliação do quadro nacional. Verifiquem também, por favor, se os dados da coordenação de seu estado estão corretos no site.

b.. Por favor, divulguem amplamente a Semana em toda a sua região ou estado. Caso precisem de cartazes, banners, cartilhas, vinhetas, filmes, etc; por favor entrem em contato conosco imediatamente para solicitação de envio. (E-mail: rosaner@finep.gov.br).

c.. Estamos enviando em anexo a vinheta da Semana para TV (EM BAIXA  RESOLUÇÃO). As vinhetas em alta resolução, tanto para rádio quanto para televisão estão disponíveis no site http://semanact2006.mct.gov.br. Não estamos enviando por e-mail para que o arquivo não fique muito pesado. POR FAVOR ENTREM EM CONTATO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LOCAIS E TENTEM QUE SEJAM EXIBIDAS POR ELES. Uma sugestão para se ter cobertura ampla da mídia é visitar neste período anterior as redações de jornais, rádios e TVs, falando sobre as atividades da Semana em sua região e solicitando divulgação. Este mecanismo tem funcionado bem em geral, sem que tenhamos de gastar recurso (que não temos) para propaganda.

d.. O conjunto de 30 filmes/vídeos (em DVD) do VerCiência, dos quais alguns se referem a Santos Dumont e à ciência do vôo, será distribuído novamente para todo pais. A lista já está disponível no site. Lá existem também informações para as instituições que desejarem fazer transmissão direta via Internet. (Contato Marcus Vinícius - RNP. Tel : 21 - 2102-9689 - vinicius@rnp.br).

e.. Temos agora dois módulos da exposição de fotos sobre Santos Dumont "Santos Dumont - E o mais pesado que o ar" (mais informações no site) e um terceiro está sendo construído. Uma delas estará percorrendo o Norte do país, outra o Nordeste e ainda outra, o Sudeste e o Sul. A Casa da Ciência da UFRJ está encarregada do agendamento da exposição para os que estiverem interessados de a terem em seus estados e municípios. Pedimos a compreensão de todos para a impossibilidade de atendermos a todos no período desejado (existem já cerca de 50 solicitações para a exposição). Mas a exposição continuará a circular pelo país em novembro, dezembro e por todo ao não de 2007. Contato: Fátima Brito (fatima@casadaciencia.ufrj.br).

f.. O tablóide da Semana está sendo finalizado e esperamos que possa chegar a cada estado uma semana antes do 16 de outubro. Os estados que quiserem produzir algum encarte em jornal local, por favor, devem nos contatar logo. Contato: Vera Pinheiro (verario@finep.gov.br).

g.. Estimulamos a que todos os estado realizem atividades públicas integradas buscando reunir várias instituições de ensino e pesquisa em atividade conjunta.

h.. Por favor, não deixem de nos contatar imediatamente, por telefone ou email, sobre qualquer problema ou para envio de sugestão, críticas e comentários.

Um grande abraço a todos,

Ildeu de Castro Moreira
Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da CT/ SECIS/MCT
Coordenador executivo da Semana Nacional de CT”.

Outras informações sobre a Semana com Vera Pinheiro, da Assessoria de Comunicação do Departamento de Popularização e Difusão de C&T, do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, pelos fone (21) 2555.0317 ou (21) 8181.7504.

O site oficial do evento é http://semanact2006.mct.gov.br/.


Data: 14/09/2006