Faculdade Centec-Sertão Central inaugura primeira etapa

Centro Digital do Ceará inicia aulas da Faculdade de Tecnologia de Quixeramobim

As primeiras aulas no campus da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) do Sertão Central, em Quixeramobim, que teve a primeira etapa inaugurada nesta quarta-feira com seis salas de aula e prédios de apoio, começam nesta semana para 80 alunos do Centro Digital Digital do Ceará (CDC), inaugurado na ocasião.

Os 10 computados HP novos e um servidor vão ser usados no CDC para o ensino de software aplicativos da Microsoft, Linux, web sites e hardware. O objetivo é fomentar negócios com a criação de empresas, disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Hélio Barros.

O prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, destacou que, até o final do seu mandato, não conseguirá uma obra tão importante como a Fatec.

"Sou um verdadeiro parceiro dessa obra; acreditei desde o início", disse ele, ao lembrar que poucas pessoas terão a oportunidade que ele teve de sair para estudar fora, e agora terão acesso à educação superior no próprio município.

Segundo Edmilson Júnior, a história local tem um marco "antes de depois do Centec, como teve antes e depois da Escola Agrícola e da Unicentro".

O secretário, o prefeito e o presidente do Instituto Centec, Amaury Oriá, assinaram convênio de cooperação técnico-financeira na implantação da Fatec de Quixeramobim. Em seguida, foi dada a ordem de serviço à construtora vencedora da licitação para iniciar a construção do Bloco de Alimentos e Produção Animal, com 1.190 metros quadrados; outro bloco com 1.190 m2 de salas de aula, e uma biblioteca com 410 m2.

A Prefeitura construiu um bloco de seis salas de aula com 388 m2, e reformou o prédio de administração com 330 m2, o auditório de videoconferência com 186 m2, o CDC com 175 m2, a sala de produção de colméias com 175 m2 e o laboratório de Informática, com 380 m2.

Oriá informou que desde a gestão de Cirilo Pimenta na prefeitura vem sendo tocado o projeto da Fatec Sertão Central, que dará cursos para formar tecnólogos de nível superior em Agropecuária, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia da Informação e Tecnologia da Irrigação.

"Para conviver com o semi-árido, precisamos de ciência e tecnologia", disse Edmilson Júnior, ao informar que o município tem a maior bacia leiteira do Ceará, produz 100 mil litros de leite por dia e conta com o maior rebanho ovino-caprino do Estado.

A Escola Agrícola, que fica vizinha à Fatec, conforme o prefeito, formou técnicos agrícolas para todo o Estado e foi a base para o sucesso de programas premiados como o Pingo D'Água, InfoLeite e GeraLeite.

"Imaginem o que uma universidade pode fazer por esse município", afirmou, para uma platéia de Ginásio da Escola Agrícola lotado de estudantes.

O padre Sérgio fez a bênção das novas instalações. Hélio Barros ressaltou o caráter prático da educação tecnológica, que forma para as necessidades do setor produtivo, e defendeu a presença dos empresários "que pela primeira vez deram as mãos com a Secretaria. Sem empresas, não haverá ciência e tecnologia", disse ele.

O diretor do Centec Sertão Central, Raimundo Maciel de Sousa, disse que o terreno da Faculdade de Tecnologia possui 150 hectares, com área agrícola dividida em setores e área acadêmica para expansão. Segundo Oriá, a Fatec Sertão Central vai ser a maior Faculdade Centec do Estado, graças ao apoio da Prefeitura que, para ele, é um convite a outros prefeitos para que se esmeram na parceria com o Instituto Centec.

Data: 14/09/2006