Equipe do curso de Computação da UFCG vence a fase regional da XI Maratona de Programação

A equipe Peixeira Quente, formada pelos estudantes do curso de graduação em Ciência da Computação do Centro de Computação e Engenharia Elétrica – CEEI, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus de Campina Grande, foi a vencedora da XI Maratona de Programação, Regional do Nordeste, realizada no último dia 9 de setembro, na cidade de Olinda, Estado de Pernambuco, e que tem a participação de estudantes de várias universidades brasileiras. Eles resolveram 6 dos 8 problemas da Maratona e irão participar da 2ª fase, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2006, no Rio de Janeiro, e contará com cerca de 30 times classificados nas várias sedes da 1ª fase, que no Nordeste foram distribuídas pelas cidade de Salvador, Olinda, Natal, Fortaleza e São Luís. A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996 e é realizada internacionalmente.

O professor Marco Aurélio Spohn, do curso de Ciência da Computação, informou que nesta 1ª fase da XI Maratona de Programação, a UFCG participou com três equipes: Peixeira Quente, que foi a vencedora, com Marcell Manfrin Barbacena, Leonardo de Assis e Matheus Gaudêncio do Rego; The Barbarians, com Eduardo José Moreira Colaço, Jemerson Damásio e Arthur Nobrega Rocha Xavier, e Urubu Power, com Brunno José Guimarães de Almeida, Marcelo Emanoel Bezerra Diniz e Thiago Santana.

Saiba mais sobre a Maratona de Programação

(O texto abaixo foi extraído do site http://maratona.ime.usp.br/)

A Maratona de Programação nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 11ª edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2005, mais de 5000 times de mais 1700 escolas de 84 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 83 participaram das Finais Mundiais do evento, em San Antonio, Texas, Estados Unidos.

Os times são compostos por três alunos, que tentam resolver durante 5 horas o maior número possível dos 6 ou mais problemas que são entregues no início da competição. À sua disposição estes alunos têm apenas um computador e apenas material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos (6 a 10 problemas). Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

A Maratona é dirigida a alunos de cursos superior da área de computação: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc.

Neste ano a Maratona ocorre em duas fases. A primeira fase foi eliminatória e ocorreu simultaneamente no dia 9 de setembro de 2006 em várias sedes espalhadas por todo o Brasil. A segunda fase da XI Maratona de Programação ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro, no Rio de Janeiro, e contará com cerca de 30 times classificados nas várias sedes na primeira fase.

Data: 15/09/2006