Ministro prevê que Unipampa será alavanca regional de desenvolvimento

Ao proferir a aula inaugural da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na manhã desta sexta-feira passada, em Bagé (RS), o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o grande compromisso da instituição que surge é com a Metade Sul do Rio Grande do Sul.

"Quando voltarmos daqui a dez anos, poderemos verificar que a universidade foi a alavanca do desenvolvimento de toda a região", disse Haddad, ressaltando que essa modificação se dará pela ação dos professores, técnicos e alunos que retribuirão seu aprendizado para o crescimento da região.

Na aula inaugural, Haddad fez um balanço dos investimentos em educação no país, em todos os níveis, destacando para o ensino superior a criação de dez novas universidades e os 48 novos campi espalhados por todo o Brasil.

Sobre a Unipampa, o ministro lembrou que o compromisso de implantação da universidade foi firmado pelo MEC em 27 de julho de 2005, portanto, em 14 meses - um prazo muito curto, visto o início das aulas, na próxima segunda-feira, 18, nas unidades ligadas à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Nas cinco unidades ligadas à Universidade Federal de Santa Maria (Uruguaiana, São Borja, Itaqui, São Gabriel e Alegrete), o reitor Clóvis Silva Lima confirmou o início das aulas para o dia 16 de outubro.

Em 2006, a Unipampa recebeu do MEC R$ 30 milhões para a construção de prédios e compra de equipamentos e, para 2007, está prevista a mesma quantia.

Quando a universidade estiver totalmente implantada, em 2008, contará com 600 professores, 450 técnicos administrativos e 1.250 alunos matriculados em 67 cursos.

A universidade faz parte do plano de expansão do ensino superior do Ministério da Educação, que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos das instituições federais no interior do país.

Data: 18/09/2006