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Educação: Demanda por qualificação impulsiona crescimento

Ensino a distância e corporativo são novidades promissoras do setor

Um dos principais motivos para a expansão do setor educacional é a demanda do mercado por profissionais cada vez mais qualificados. Por isso, o número de estudantes no ensino superior só cresce.

Nas instituições privadas, por exemplo, que correspondem a 72% do setor, havia 3 milhões de alunos em 2004.

Em cinco anos, esse número deve chegar a 8 milhões, segundo Renato Souza Neto, 36, sócio-diretor da Paulo Renato Souza Consultores, que dá aconselhamento estratégico a universidades.

Com essa perspectiva de grande demanda de alunos, as instituições internacionais consideram o mercado brasileiro muito atrativo.

É o que diz um estudo da Sylvan International Universities, grupo educacional norte-americano que já tem universidades na Espanha, no México, na França, na Suíça, na Índia e no Chile.

"Mas só as escolas muito bem administradas poderão virar alvo de investidores estrangeiros", explica Souza Neto.

É por esse motivo também que as instituições começam a contratar especialistas em marketing, recursos humanos, tecnologia e administração.

Todos profissionais que podem garantir boas gestões de negócios. "Todos que puderem contribuir com novas linguagens, pesquisas e inovações vão se dar bem", afirma Lizete Araújo, 48, vice-presidente de planejamento estratégico da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Outras portas abertas são as áreas de educação a distância e corporativa.

Em 2000, eram apenas dez os cursos a distância, com 1.600 matriculados.

Em 2004, esses números subiram para 107 e 59.600, respectivamente, segundo o Ministério da Educação.

De acordo com Carlos Monteiro, especialista em gestão de instituições de ensino superior e presidente da CM Consultoria, quem tiver interesse e qualificação para atuar neste ramo terá emprego e possibilidade de ganhos altos.

É interessante ter formação em comunicação e tecnologia, mas pedagogos, advogados e administradores também têm chance, desde que façam alguma especialização.

No caso da educação corporativa, os programas de estudos são oferecidos nas empresas para capacitar funcionários, clientes e fornecedores e, assim, adequá-los às características das companhias.


Data: 18/09/2006