Matemáticos e físicos atuam em informática

Curso de engenharia mecatrônica também tem espaço garantido

Quem quer atuar na área de tecnologia e se sente pouco atraído por cursos como sistemas de informação, engenharia da computação ou análise de sistemas tem pelo menos outros dois setores para abrigar sua graduação: os cursos científicos, como física e matemática, ou as engenharias de automação e mecatrônica.

Uma das vantagens de quem parte da área científica para a tecnológica deve-se ao fato de que há uma proximidade crescente das empresas com os cientistas e, por isso, os profissionais da área precisam ter formação cada vez mais ampla.

"Cada vez mais as empresas percebem a importância de ter profissionais com formação científica sólida", explica José D'Albuquerque e Castro, 54, professor do Instituto de Física da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ainda segundo Castro, setores do governo e do empresariado estão se conscientizando da necessidade de investir na tecnologia nacional. Isso faz com que a demanda por profissionais capazes de atuar tanto na criação quanto na confecção de novos produtos seja cada vez maior.

O físico Rubens Abbud de Campos, 34, não precisou analisar tantos fatores para se decidir pela informática. "Muita política e pouco dinheiro".

Essa é a resposta dele para quem lhe pergunta por que não seguiu a carreira acadêmica de física.

Campos, que se formou na USP em 2000 e desde a época da faculdade trabalha com informática, diz que dois terços de seus colegas acabaram indo para essa área.

Sobre a habilidade dos físicos em resolver problemas, Campos concorda com o professor da UFRJ e diz que o que mais utiliza da faculdade é o "raciocínio lógico".

Mecatrônica

Quem se forma na área de automação, geralmente, tem funções diferentes de quem estuda informática.

Com formação básica em engenharia, os profissionais da área atuam em linhas de produção industrial, programam braços mecânicos, sensores e dispositivos que diminuem o tempo que os mais diversos artigos levam para ser produzidos, empacotados e distribuídos.

Na construção civil e na mineração, os engenheiros de mecatrônica também são bastante requisitados.

Programam máquinas capazes de executar ações como explodir e moer rochas, carregar caminhões, içar vigas e lançar cabos de alta-tensão.

Segundo o chefe do Depto. de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da PUC de Minas, Tarcísio José de Almeida, 47, a automação do processo produtivo só deve aumentar com o avanço tecnológico e isso faz com que os profissionais da área sejam cada vez mais valorizados.

"A automação veio para ficar e vai avançar cada vez mais", afirma o professor.

Data: 18/09/2006