Brasil conquista três medalhas de ouro e uma de prata na Olimpíada Ibero-americana de Química com estudantes cearenses do ensino médio

12ª. Olimpíada Ibero-americana de Química será realizada no RJ, em 2007

O Brasil conquistou três medalhas de ouro e uma de prata na 11ª Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ), realizada em Aveiro, Portugal, nos dias 7 a 15 de setembro, com a participação de 14 países.

Os quatro estudantes brasileiros que concorreram no evento são cearenses de escolas de ensino médio privadas.

O primeiro lugar geral por equipe ficou com Rafael de Césaris Araújo Tavares, medalha de ouro.

O segundo lugar geral foi assegurado por Lucas Meneses Lira, medalha de ouro, e o quarto lugar geral por Lucas Pessoa Mineiro Apolônio, medalha de ouro.

Jório Almino de Alencar Arrais Mota, colocado no oitavo lugar geral, obteve medalha de prata.

A OIAQ foi organizada pela pela Associação Brasileira de Química.

A seleção dos estudantes que integraram a delegação transcorreu nas seis fases da Olimpíada Brasileira de Química, um evento promovido pela Funcap com apoio de 26 instituições de ensino superior do Brasil e suporte financeiro do CNPq.

Em 2007, a 12ª Olimpíada Ibero-americana de Química será realizada na cidade do Rio de Janeiro, dentro das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece no próximo ano.

Data: 18/09/2006