topo_cabecalho
Biotecnologia ajuda a evitar pragas na lavoura e doenças nos rebanhos

Os pesquisadores têm o auxílio de uma parafernália tecnológica, que inclui chips, softwares e até robôs

Química, biologia e computação. Quem gosta dessa combinação deve considerar a hipótese de trabalhar com biotecnologia depois de formado.

Esse setor científico usa conhecimentos das três áreas para pesquisar a ação de microorganismos em alimentos, em remédios, no ambiente, em vegetais e animais e depois interferir nesta atuação -o que faz a produção de vários tipos de empresa aumentar.

Os profissionais envolvidos nas pesquisas costumam ser biólogos, bioquímicos, químicos, matemáticos, estatísticos e especialistas em informática.

Todos também com conhecimento das outras atividades. No agronegócio, esses cientistas usam a tecnologia de ponta para resolver problemas enfrentados pelos produtores agrícolas e pecuários, como as pragas e as doenças que atingem a lavoura e os rebanhos.

No departamento de bioquímica do Instituto de Química da USP, por exemplo, a cientista Glaucia Souza, 40, e sua equipe de cerca de 50 pessoas trabalham na produção de cana-de-açúcar transgênica.

A pesquisa começou no seqüenciamento do DNA da planta. Depois, passou para o desenvolvimento de uma cana mais rica em sacarose (açúcar) e outra mais resistente à seca.

Os pesquisadores têm o auxílio de uma parafernália tecnológica, que inclui chips, softwares e até robôs.

"O melhoramento de plantas já existe há bastante tempo, só que antes tudo era feito na base da tentativa e erro. Hoje, sabemos o que estamos fazendo desde o começo", explica Glaucia.

Realizados em laboratórios e estufas, os projetos para aumento de sacarose e resistência à seca apresentam resultados promissores, segundo Glaucia.

Agora, o grupo aguarda permissão para começar os testes de campo.


Data: 18/09/2006