Instituto Vital Brazil inova com exposição de cobras, aranhas e escorpiões no dia da árvore

O Instituto Vital Brazil comemora o Dia da Árvore, no dia 21, quinta-feira, com projeto especial de Visitação de Observação Interativa

Nela, o visitante será convidado a caminhar e observar as árvores do jardim principal do IVB, que na natureza podem servir de habitat para diferentes espécies de cobras, aranhas e escorpiões.

Os animais poderão ser vistos exatamente como costumam se encontrar e camuflar na natureza, e cartazes trarão informações sobre a biologia e comportamento das espécies arborícolas, ou seja, que vivem em árvores.

É o caso da aranha armadeira, que adora bananas, a cobra cascavel, que se esconde entre galhos de pés de café, enquanto o escorpião amarelo costuma ficar nas raízes das árvores.

E tem mais: cerca de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, serão distribuídas aos visitantes. A mostra especial do Dia da Árvore fica até domingo e é gratuita.

O horário de funcionamento é das 8:30 às 16:30h nos dias úteis e de 8 às 12h nos fins de semana.

Esta é mais uma ação do Instituto Vital Brazil - órgão do Governo do Estado do RJ, vinculado à Secretaria de Saúde - com ênfase na educação ambiental. Afinal, o desmatamento e o acúmulo de lixo são duas importantes causas de acidentes com animais peçonhentos.

A cada ano são registradas mais de 40 mil vítimas de picadas de cobras, aranhas e escorpiões venenosos em todo o Brasil.

Além da exposição no jardim, também fazem parte do Circuito de Visitação:

o Centro de Exposição Permanente de Animais Peçonhentos;

a Biblioteca especializada, que mantém mostra com objetos pessoais e estudos do cientista Vital Brazil; e

o viveiro da "Rafaela", sucuri de 5 metros e meio e 90 kg, mascote do instituto, famosa por ter participado de novelas e minisséries de tevê, como Pantanal e Mad Maria.

Data: 19/09/2006