Instituto Vital Brazil inova com exposição de cobras, aranhas e escorpiões no dia da árvore
 O Instituto Vital Brazil comemora o Dia da Árvore, no dia 21, quinta-feira, com projeto especial de Visitação de Observação Interativa
  Nela, o visitante será convidado a caminhar e observar as árvores do jardim principal do IVB, que na natureza podem servir de habitat para diferentes espécies de cobras, aranhas e escorpiões. 
  Os animais poderão ser vistos exatamente como costumam se encontrar e camuflar na natureza, e cartazes trarão informações sobre a biologia e comportamento das espécies arborícolas, ou seja, que vivem em árvores. 
  É o caso da aranha armadeira, que adora bananas, a cobra cascavel, que se esconde entre galhos de pés de café, enquanto o escorpião amarelo costuma ficar nas raízes das árvores.
  E tem mais: cerca de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, serão distribuídas aos visitantes. A mostra especial do Dia da Árvore fica até domingo e é gratuita. 
  O horário de funcionamento é das 8:30 às 16:30h nos dias úteis e de 8 às 12h nos fins de semana.
  Esta é mais uma ação do Instituto Vital Brazil - órgão do Governo do Estado do RJ, vinculado à Secretaria de Saúde - com ênfase na educação ambiental. Afinal, o desmatamento e o acúmulo de lixo são duas importantes causas de acidentes com animais peçonhentos.
  A cada ano são registradas mais de 40 mil vítimas de picadas de cobras, aranhas e escorpiões venenosos em todo o Brasil. 
  Além da exposição no jardim, também fazem parte do Circuito de Visitação: 
  o Centro de Exposição Permanente de Animais Peçonhentos; 
  a Biblioteca especializada, que mantém mostra com objetos pessoais e estudos do cientista Vital Brazil; e 
  o viveiro da "Rafaela", sucuri de 5 metros e meio e 90 kg, mascote do instituto, famosa por ter participado de novelas e minisséries de tevê, como Pantanal e Mad Maria.   Data: 19/09/2006
  |