topo_cabecalho
Academia Brasileira de Ciências (ABC) apóia MCT diante das acusações de irregularidades e pede apuração rápida

Para ABC, notas de esclarecimento do Ministério e da Finep são oportunas e mostram de maneira clara as medidas tomadas para resolver a questão

Leia a íntegra da declaração da ABC:

"O que distingue os países atualmente é o nível de educação da população e a capacidade de criar modernos sistemas de CT&I e usar o conhecimento como instrumento para o desenvolvimento sócio-econômico.

No Brasil, só recentemente esse sistema, graças ao esforço conjunto do governo, da comunidade científica e tecnológica e das empresas, conseguiu organizar-se e já começou a ter uma importância semelhante à alcançada nos países desenvolvidos.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, criado em 1985, vem desempenhando um papel estratégico na institucionalização do sistema e sua coordenação a nível nacional. Sua credibilidade é, portanto, fator decisivo para que a CT&I ocupe no país a posição de destaque indispensável para o seu reconhecimento e atuação.

As recentes acusações veiculadas na imprensa de irregularidades na avaliação e financiamento de projetos apresentados em 2005-2006 à Secretaria da Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT devem ser rapidamente apuradas.

Isso evitará prejuízos indesejáveis para o funcionamento daquele órgão, baseados em suspeitas e acusações que carecem da necessária fundamentação, mas podem afetar de forma nociva a credibilidade de todo o sistema nacional de CT&I, fruto de um intenso esforço de consolidação durante as últimas décadas.

Por isso, a Academia Brasileira de Ciências vem de público reconhecer que a nota de esclarecimento publicada pelo Ministério da C&T bem como a do Presidente da Finep são oportunas e mostram de maneira muito clara as medidas tomadas para circunscrever o problema à sua verdadeira dimensão."


Data: 20/09/2006