topo_cabecalho
CNPq firma parcerias com a Academia da Finlândia e com o Cern

Após a realização dessa etapa, as duas instituições assinarão um convênio de cooperação que formalizará as relações bilaterais propostas

Na semana passada, o CNPq assinou convênios de cooperação com duas instituições estrangeiras.

No dia 15, o presidente do órgão, Erney Camargo, e o presidente da Academia da Finlândia, Raimo Väyrynen, assinaram uma carta de intenções que visa estruturar um programa de cooperação bilateral entre os dois países.

A assinatura foi realizada durante visita do presidente da instituição brasileira à Finlândia.

De acordo com o CNPq, a parceria prevê a realização de missões exploratórias em áreas e temas considerados relevantes para o Brasil e para a Finlândia visando o desenvolvimento futuro de projetos de pesquisa conjunta.

Além disso, serão realizadas reuniões de trabalho para a identificação de parceiros e de temas de interesse comum.

Após a realização dessa etapa, as duas instituições assinarão um convênio de cooperação que formalizará as relações bilaterais propostas.

Nos dias 12 e 13 o presidente do CNPq e o diretor-geral do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), Robert Aymar, assinaram um convênio de cooperação voltado a promover a participação dos pesquisadores brasileiros nos experimentos da instituição européia relacionados às áreas de física de partículas, engenharia de detectores e aceleradores e "software" correlato.

Hoje, o Cern é o maior laboratório de física de partículas do mundo. A instituição congrega 20 estados-membros, todos europeus e 28 participantes não-membros, entre eles o Brasil.

A parceria foi firmada durante a visita do presidente do CNPq à instituição européia, em Genebra, na Suíça.

Outras informações sobre o CNPq podem ser obtidas no site http://www.cnpq.br.


Data: 20/09/2006