topo_cabecalho
Capes recebe inscrições para bolsas de doutorado no exterior

Abertas até 16 de outubro as inscrições de candidatos a bolsas de doutorado pleno no exterior, oferecidas pela Capes. As inscrições só poderão ser feitas no site <http://www.capes.gov.br/capes/portal/>. As bolsas são destinadas a candidatos brasileiros, de comprovado desempenho acadêmico, com projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência.

Os aprovados terão direito à bolsa da Capes no valor de US$ 1.400 (R$ 3.000,00), auxílio-instalação, passagem aérea, seguro-saúde, adicional de dependente e pagamento de taxas acadêmicas.

"O processo de inscrição ficou mais fácil este ano", diz a coordenadora-geral de Programas com o Exterior, Maria Luiza Lombas. Ela explica que o formulário está com novo formato e dispõe de um tutorial para instruir o candidato na hora do preenchimento. Segundo a coordenadora, essa medida é um importante auxílio para o candidato apresentar as informações requeridas a partir da primeira etapa da seleção, que é a análise documental. "É a ocasião em que são conferidos o preenchimento integral e orreto do formulário e a documentação apresentada", destaca.

O processo seletivo inclui mais três etapas. A análise de mérito, que verifica dados como qualificação, desempenho acadêmico, experiência profissional e a qualidade do plano de estudos proposto; a entrevista, que analisa o preparo acadêmico, compromisso com os objetivos do Programa de Doutorado Pleno no Exterior e a capacidade de adaptação; e a divulgação do resultado final.

Maria Luíza adianta que, por ocasião da entrevista, o candidato deverá indicar o nome de um tutor no Brasil: "Deverá ser um doutor, docente ou pesquisador, que possa contribuir com o acompanhamento acadêmico de seus estudos de doutorado no exterior, prestando informações à Capes, quando solicitadas, inclusive quanto à análise dos seus relatórios anuais".

Alemanha e EUA

A Capes mantém outros dois programas específicos para o atendimento de candidatos que queiram fazer doutorado no exterior. Se o interesse for pela Alemanha, a candidatura deve ser encaminhada ao programa que a Capes mantém com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e o CNPq. Se o candidato optar pelos EUA, a inscrição deve ser feita no programa em parceria com a Comissão Fulbright.

As inscrições para os dois programas, neste ano, estão encerradas.

Veja o edital em <http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Doutorado.htm>


Data: 24/09/2006