Documentário de estudantes da UFCG recebe premiações em Mostra Internacional no Rio de Janeiro

O filme documentário Jurema: Raízes Etéreas, produzido pelos estudantes Glauco Fernandes Machado, do curso de Arte e Mídia, e Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (foto), do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, PB, conquistou os primeiros lugares em pesquisa e em roteiro, na Mostra Internacional do Filme Etnográfico, realizada este mês no Rio de Janeiro. Em 2004, o filme recebeu, em Recife, Menção Honrosa na categoria filme etnográfico no concurso Prêmio Pierre Verger de Vídeo e Fotografia 2004, promovido pela Associação Brasileira de Antropologia - ABA.

O filme, com duração de 40´30", trabalha os rituais e os sujeitos sociais usuários de jurema, planta usada em tratamentos terapêuticos e rituais religiosos, principalmente no Nordeste brasileiro. O trabalho foi realizado com recursos próprios e recebeu o apoio da empresa de propaganda Ícone Comunicação, de Campina Grande, do Laboratório de Etnicidade do Museu Nacional da UFRJ, e da UFCG.

Este ano, a Mostra comemora sua décima edição, e se traduz em um evento que tem como objetivo exibir documentários de caráter etnográfico, nacionais e internacionais, possibilitando um diálogo entre diferentes realizadores e suas cinematografias. O evento faz parte de uma iniciativa mais ampla em direção à reflexão sobre o ensino da antropologia e sobre a produção de documentários.

Todos os dados para a construção do texto que deu base ao filme foram extraídos da monografia, que recebeu o título Destreza e Sensibilidade, defendida por Marcos em 2002, quando ele concluiu o curso de graduação em Sociologia, do Centro de Humanidades - CH / UFCG. O trabalho foi orientado pelo professor Rodrigo de A. Grünewald. Atualmente Marcos faz doutorado em Sociologia através do Programa de Pós-graduação mantido pela UFCG/UFPB.

Marcos Alexandre se sente "gratificado', e onde o trabalho é apresentado, recebe aplausos e reconhecimentos. "Dedicamos o filme aos índios brasileiros e procuramos fazer uma ampla divulgação, ao mesmo tempo em que incentivamos as pessoas que estão, independentemente procurando realizar novas produções no Brasil", comenta Marcos.

Título: Jurema: Raízes Etéreas
Tempo: 40´30"
Produzido por Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (antropólogo)
Co-produzido por Rodrigo de A. Grünewald (antropólogo)
Pós-produzido, editado e arte por Glauco Fernandes Machado (estudante de Arte e Mídia - UFCG)
Realizado com recursos próprios e apoio da Ícone Comunicação, de Glauco Fernandes, do LACED/Museu Nacional e da UFCG.

Contato: glaucomachado@yahoo.com.br e marcosdada@yahoo.com.br.

Data: 30/09/2005