Identidade Digital beneficia mais de 200 mil usuários

A longa caminhada até a cidade não é barreira para que a estudante Talina de Jesus Costa tenha acesso às novas tecnologias que chegaram à sua cidade.

A estudante de 19 anos, moradora da zona rural do município de Macarani, é a usuária 200 mil do Identidade Digital (PID), programa de inclusão digital do Estado da Bahia.

Com três anos de existência, o PID já conta com mais de 3,5 milhões de acessos, distribuídos entre os 350 centros públicos de acesso à informática. Até o final do ano, está prevista a inclusão de 500 mil cidadãos como Talina.

O Infocentro, inaugurado há menos de um mês, é a principal atração do município de Macarani.

A sala, com 10 computadores, proporciona à população acesso gratuito à Internet, além da utilização dos micros para elaboração de trabalhos escolares, currículos, entre outros.

O Infocentro de Macarani possui cerca de 600 cadastrados, com cerca de 300 acessos diários.

Estudante do colégio estadual Dr. Fernando Sá Miranda, cursando a sétima série do ensino médio, Talina aproveita as horas livres para utilizar o computador. "Gosto de fazer os trabalhos escolares. Com o Infocentro, podemos realizar as pesquisas de maneira mais rápida", afirma a jovem.

Para poder conciliar as atividades no Infocentro, escola e trabalho, Talina optou por estudar no turno da noite.

"Assim é melhor, pois posso trabalhar como babá durante o dia, mas sempre arranjo um tempo para utilizar o computador. Depois que aprendi a acessar a Internet, não fico mais de dois dias sem vir ao Infocentro".

Macarani faz parte dos 274 municípios incluídos digitalmente pelo programa, o que representa 65% das cidades baianas.

O Identidade Digital é fruto de uma parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (Secomp).

Data: 22/09/2006