topo_cabecalho
Seminário "Migrações - Desafios para o século XXI"

De 17 a 20 de outubro, no Auditório do Memorial do Imigrante, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca - SP

Os deslocamentos populacionais constituem elementos importantes na compreensão da história.

Com relação ao Brasil, podemos considerar que o processo de conquista e ocupação expressou de forma inequívoca a migração de brancos e negros de várias regiões da Europa e África para as terras da colônia.

Nos séculos XIX e XX, a imigração proveniente da Europa, Ásia e Oriente Médio reeditou, sob novas formas, a continuidade desse processo.

Atualmente, não apenas no Brasil como em várias partes do mundo, as migrações, nas suas mais diferentes expressões, representam uma das questões mais candentes.

De refugiados de guerra a trabalhadores ilegais, pessoas das mais diversas origens nacionais e étnicas, classes sociais ou religiões compõem uma rede de migrações complexa, multifacetada e de amplitude variada.

Xenofobia, trabalho escravo, legislações restritivas, solidão e frustração são alguns de seus produtos negativos. Uma reflexão que leve em conta diferentes olhares e a ação de diferentes atores das migrações contemporâneas se faz necessária.

Dessa forma, este Seminário propõe: abordar a diversidade e a complexidade de questões que envolvem a problemática das migrações internacionais na atualidade, no Brasil e em outras regiões do planeta; refletir sobre as ações e estratégias de organizações governamentais e não-governamentais diante dessa questão; dialogar com a produção acadêmica e com os sujeitos desses deslocamentos, como forma de (re)conhecer suas motivações, problemas e estratégias de inserção em São Paulo; reunir pesquisadores e demais pessoas interessadas ou envolvidas diretamente com a questão, como forma de propor um diálogo e troca de experiências.

Mais informações e inscrições pelo site:http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br, pelo e-mail silmaranovo@memorialdoimigrante.sp.gov.br ou pelos fones (11) 6692-1866 ou 6694-1474.


Data: 22/09/2006