Divulgados ganhadores do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica

Ganhadores em cada área recebem quantia equivalente a 12 meses de bolsa de IC e bolsa de mestrado

O CNPq, agência de fomento do MCT, divulgou os ganhadores da 4ª edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. O objetivo do Prêmio é incentivar bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), nas três grandes áreas do conhecimento, que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do relatório final.

Também é premiada na categoria Mérito Institucional a instituição com maior índice de egressos da Iniciação Científica (IC) que foram titulados na pós-graduação.

Este ano foram inscritos 208 trabalhos, um crescimento de 160% em relação à edição anterior.

O ganhadores em cada área recebem quantia equivalente a 12 meses de bolsa de IC e bolsa de mestrado.

Em sistema de rodízio, uma das áreas do conhecimento - que em 2006 foi a de Ciências da Vida - também recebe convite do British Council para que o aluno premiado visite, com tudo pago, centros de excelência em sua área localizados no Reino Unido.

Já os ganhadores das outras áreas recebem assinaturas da revista Nature. O Prêmio tem o apoio da Eletrobrás.

Ganhadores

Ciências da Vida - Carla Freitas, da Universidade Estadual do RJ (UERJ), com o trabalho "Proteínas de secreção do tipo III de Pseudomonas aeruginosa induz apoptose de células endoteliais humanas por aumento da expressão do iNOS e ativação de Faz/Fasl", sob a orientação de Maria Cristina Maciel Plotkowisk.

A Comissão Julgadora era formada por Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos (LNCC), Célia Regina Ribeiro da Silva Carlini (UFRGS) e Ana Maria Giulietti Harley (UEFS).

Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes - David Patrício Lacerda, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com o trabalho "Solidariedades Horizontais no Império: o fenômeno associativo no Brasil monárquico escravista e a crise dos mecanismos de domínio senhorial (1860-1889)", com orientação de Ronaldo Pereira de Jesus.

Foram membros da Comissão Julgadora Marisa Philbert Lajolo (Unicamp), Regina Beatriz Guimarães Neto (UFMT) e Benjamin Abdala Junior (USP).

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias - Herbert Paula de Vasconcelos, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com o trabalho "Projeto e Fabricação de Arranjos de Lâmpadas de Filamento de Tungstênio para Simulação de Cargas Térmicas Externas em Satélites Artificiais: Verificação de Intensidade e Uniformidade da Radiação Térmica", sob a orientação de Ezio Castejon Garcia.

A comissão, formada por Adalberto Fazzio (USP), Sergio Luiz Alves de Queiroz (UFRJ) e José Ricardo Bergmann (PUC/Rio), concedeu Menção Honrosa a Rafael de Sousa Rocha, da Universidade de Fortaleza (Unifor), pelo trabalho "Tratamento de Colisões em Tempo Real utilizando Joysticks com Force Feedback em Ambientes Virtuais Colaborativos", orientado por Maria Andréia Fórmico Rodrigues.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi a instituição agraciada com o Mérito Institucional por apresentar o maior índice de egressos da Iniciação Científica (IC) titulados na pós-graduação e receberá um troféu alusivo.

Data: 27/09/2006