UFCG promove amanhã palestra sobre a formação científica de Santos Dumont

Uma palestra sobre A Formação Científica de Santos Dumont será realizada nesta quarta-feira, 4, às 20h00min, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande. A palestra, que será proferida pelo professor Alexandre Medeiros, PhD em Ensino de Física pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, é uma promoção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG, em parceria com a Superintendência da Infraero em Campina Grande.

Sobre o tema, um dos organizadores do evento, o professor João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, explica que as contribuições de Santos Dumont para o desenvolvimento da aviação foram balizadas pelo conhecimento que ele possuía da Física e da Tecnologia do seu tempo. Segundo o professor, “existem poucos dados diretos disponíveis para que possamos aquilatar seu conhecimento científico e tecnológico, mas podemos inferir sua extensão e sua profundidade pelas muitas observações que ele deixou a respeito de diversos eventos vivenciados nas suas várias aventuras aeronáuticas”.

O palestrante

O professor Alexandre Medeiros é natural de Recife, PE, onde concluiu sua graduação em Física na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Seu mestrado foi concluído no Instituto de Física da Universidade de São Paulo – USP. Lecionou Física e História da Física por mais de 35 anos, trabalhando principalmente em nível universitário na formação de novos professores de Física. É autor de quatro livros e mais de 100 artigos científicos em sua área de atuação profissional. Atualmente dedica-se à construção de equipamentos experimentais para o ensino da Física e à escrita de livros de divulgação científica para um público mais amplo. Recentemente, publicou os livros Einstein e a Educação (em parceria com a Dra. Cleide Medeiros) e Santos Dumont e a Física do Cotidiano, ambos editados pela editora Livraria da Física.

Data: 03/10/2006