Paraíba organiza sua 2ª Semana Estadual de C&T

Depois da bem sucedida experiência da primeira edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, em 2005, a Paraíba se organiza para a segunda edição da Expociências 2006, que traz como tema "Criatividade e Inovação". O evento, que será realizado de 16 a 23 de outubro, está integrado a Semana Nacional de C&T e este ano encontra-se sobre a coordenação da Pro-reitoria de Assuntos Comunitários, da Universidade Federal da Paraíba (Prac/UFPB).

Em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), a Prac/UFPB resolveu convocar as escolas públicas e privadas, universidades e instituições de CT&I do Estado, para mostrar toda criatividade dos estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, que concorrerão nas suas respectivas categorias a prêmios e apresentarão os melhores trabalhos numa grande feira de ciências, que ocorrerá no ginásio de esportes do Liceu Paraibano.

"A Expociências 2006 é aberta a todos os interessados e tem como objetivo valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, em especial de crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, com a finalidade de popularizar a ciência e mostrar elementos que venham contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico da Paraíba", comemora o Secretário Estadual de C&T e do Meio Ambiente, Jurandir Xavier, um entusiasta do acontecimento.

Entre as muitas atividades a serem realizadas em todo o país estão: dias de portas abertas em instituições de pesquisa e universidades; festivais e feiras de ciência; concurso para crianças e jovens; oficinas para o público; cultura e arte; palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral; jornadas de iniciação científica; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; entrevistas, debates, apresentações culturais.

Será oferecido aos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais, gratuitamente, apresentações no Planetário e na Estação Ciência da Funesc, no Centro Cultural Cobras, além da Usina Cultural da Saelpa.

A Semana Estadual de C&T é um evento multi-institucional e conta com a parceria do Cefet-PB, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia, entre outras instituições.

A Expociências 2006 também irá acontecer nos municípios de Campina Grande e Patos, fazendo com que a idéia se interiorize e se dissemine junto a diferentes regiões do Estado.

Data: 29/09/2006