Vocabulário de Mamíferos da Amazônia na Internet

Sistema foi elaborado a partir de informações coletadas pela bibliotecária Olímpia Resque, da Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) acaba de disponibilizar no seu site http://www.mma.gov.br/php/thesaurus_MAMIFEROS/, em caráter experimental, um sistema eletrônico de busca de vocábulos de espécies de mamíferos da Amazônia.

O sistema foi elaborado a partir de informações coletadas pela bibliotecária Olímpia Resque, da Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi, e transformado em banco de dados, em versão beta, pela Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação do MMA.

Intitulado "Vocabulário de Mamíferos da Amazônia", o trabalho de conclusão do curso de especialização em bibliotecas universitárias, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi apresentado por Olímpia Resque na última reunião do Sistema de Bases Compartilhadas de Dados sobre a Amazônia (BCDAm), ocorrida em agosto na capital paraense, Belém.

O evento contou com participação de várias instituições de pesquisa da Amazônia e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Além do catálogo de termos de mamíferos da Amazônia, a pesquisadora do Goeldi tem catalogado terminologias de aves e frutas da Amazônia. A catalogação de nomes de madeiras, plantas e peixes está em fase de finalização.

Em quase dez anos de estudo, Olímpia Resque catalogou mais de 5.000 termos científicos e populares de plantas, frutas e animais da Amazônia.

Para Resque, esse projeto do MMA, desenvolvido com a contribuição do Museu Goeldi, será um importante mecanismo de recuperação da informação de maneira rápida e didática, já que há muitos sinônimos para uma mesma espécie.

Vai auxiliar ainda no controle terminológico de espécies da Amazônia. "O termo açaí, por exemplo, possui outras variações e terminologias. É também chamado de juçara. Grafado "assai" e ainda "assahy" , como encontrei em literaturas antigas, que hoje são obras raras da Amazônia", explicou a bibliotecária do Goeldi.

Além de compor o banco de dados desenvolvido pela coordenadoria geral do MMA, o trabalho vai, em breve, ser incluído no portal do Museu Goeldi e disponibilizado para todos que desejarem conhecer mais sobre as terminologias das espécies da região.

Data: 29/09/2006