Cientec 2006 começa nesta segunda-feira

Mais de trinta mil pessoas devem visitar a XII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura este ano, que acontece no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de 2 a 6 de outubro. O tema do evento é "Diversidade, Qualidade e Cidadania", e a abertura está marcada para as 19h30 desta segunda-feira, no Auditório da Reitoria, com uma conferência do professor Paulo Roberto Ceccarelli, da PUC/BH, sobre "Violência na Cultura Moderna".

Antes, haverá apresentação do Madrigal e do Duo da Escola de Música da UFRN. Na oportunidade será feita a abertura simultânea de mais dois eventos da Cientec: XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC, e XIV Semana de Humanidades.

Durante a programação, serão realizados eventos paralelos, como o XVII Congresso de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, de 2 a 5 de outubro. O evento oferecerá minicursos, sessão de pôsteres, apresentação de trabalhos científicos dos alunos das Bases de Pesquisas, além da reunião da Comissão de Pesquisa da UFRN, Comitê Externo do CNPq e o Fórum Geral das Bases de Pesquisa.

O Salão de Extensão, que será realizado de 3 a 6 de outubro pela Pró-Reitoria de Extensão, tem a finalidade de apresentar os diversos programas desenvolvidos pela PROEX, em Natal e no interior do Estado.

A programação conta também com a Feira de Produtos do Projeto "Em torno da Mesa", que promove o beneficiamento do pescado nas regiões atendidas e o Salão de Extensão Cultural, com apresentação de grupos de dança e teatro e o lançamento do CD do Projeto Encanto da Vila.

Entre as novidades, destacam-se a Semana de Aqüicultura, a Semana de Engenharia de Produção, o Seminário de Pesquisa do Centro de Biociências, um Seminário de Avaliação da Agência Nacional do Petróleo e o Seminário das redes Cooperativas de Pesquisa.

Está programado também um stand de 150m2 para a Agência Espacial Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em conjunto com a Barreira do Inferno e o Centro de Lançamento de Foguetes, as estações climatológicas de Natal e Caicó e o Departamento de Física da UFRN.

Estes órgãos formarão o Pavilhão "Espaço e Tempo". Haverá também exposição de trabalhos sobre os aspectos do espaço e a climatologia e oficinas de lançamentos de foguetes, para crianças, e uma específica para professores sobre Ciência e Tecnologia.

Haverá também exposição do acervo de materiais do IBGE e o Espaço Sebrae/RN, com orientações sobre o processo de abertura e administração de empresas. Nos quatro auditórios climatizados, montados na Praça Cívica, serão realizados o Pavilhão de Prestação de Serviços da Área de Saúde e exibição de filmes, em parceria com o Festival Internacional de Cinema de Natal, o Cineclube Natal e a Ong Baobá. Os filmes serão analisados e debatidos com a platéia.

Data: 02/10/2006