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UFCG participa de eventos em comemoração ao Centenário do Vôo do 14-Bis

Aeronaves da FAB ficarão expostas no Aeroporto João Suassuna
 
A UFCG, através do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), está participando de uma série de eventos em comemoração ao Centenário do Vôo do 14-Bis. Às 20h00min desta quarta-feira, 4, realiza uma palestra sobre A Formação Científica de Santos-Dumont, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande. A palestra será proferida pelo professor Alexandre Medeiros, PhD em Ensino de Física pela Universidade de Leeds, na Inglaterra. Um dos organizadores do evento, o professor João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, informa que os eventos são realizados em parceria com a Superintendência da Infraero em Campina Grande e a FIEP.

Dentro da programação comemorativa também será realizada, na próxima semana (dias 11 e 12) uma exposição de duas aeronaves A-29 Super Tucanos (foto) da Força Aérea Brasileira e de equipamentos do Exército Brasileiro no Aeroporto João Suassuna. Segundo o Superintendente do Aeroporto, Sérgio Fernandes Baltoré, a exposição acontecerá das 14h00min do dia 11 às 16h00min do dia 12.

As aeronaves A-29 pertencem ao Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAv), conhecido como Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal.

O Esquadrão Joker

O 5º Grupo de Aviação foi criado em 1947, com a incumbência de realizar a formação dos pilotos de bombardeio da FAB e desativado em fevereiro de 1970, em conseqüência da criação do Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) na Base Aérea de Natal.
 
Com a reestruturação do Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (CATRE), o 5º Grupo de Aviação foi reativado em janeiro de 1981, sendo o 2º/5º GAv dotado com o efetivo do então 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), que tinha a missão de ministrar a instrução básica de pilotos de caça, empregando os aviões AT-26 Xavantes.
 
O 2º/5º GAv operou com os Xavantes até 1º de dezembro de 2004, com o qual formou cerca de 700 pilotos de combate, ocasião que essas aeronaves foram substituídas pelos novos A-29 Super Tucanos.

A-29 Super Tucano

O Super Tucano é uma aeronave turboélice leve de ataque tático e treinamento avançado, de fabricação nacional, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos, com grande autonomia e raio de ação, capaz de operar tanto de dia como à noite, em qualquer condição meteorológica, a partir de pistas curtas e desprovidas de infra-estrutura.

Resultado do projeto ALX, o Super Tucano foi concebido para atender aos requisitos operacionais da FAB para uma aeronave de ataque tático capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM/SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.


Data: 03/10/2006