5º Colóquio Internacional sobre Educação em Engenharia

Evento no RJ abordará desafios e oportunidades para a formação e a atuação profissional do Engenheiro nas Américas

Com o objetivo de aproximar educadores e representantes da indústria, provenientes de diversos países, para discutirem a formação do novo profissional de Engenharia no Continente Americano, será realizado, de 9 a 12 de outubro, no Hotel Le Meridien, RJ, o "5º Colóquio Internacional sobre Educação em Engenharia" (GCEE).

Promovido pela American Society for Engineering Education, o GCEE constitui um fórum para troca de informações sobre pesquisas, desenvolvimentos e aplicações relacionadas ao ensino de Engenharia.

Este ano, o programa do colóquio contemplará três temas centrais: "Educação Fundamental e Média", "Engenharia para as Américas" e "Desenvolvimento de Currículos para o Engenheiro Global".

Entre seus destaques estão a apresentação plenária proferida pela Vice-Presidente do Instituto do Banco Mundial, Franny Leautier, bem como três outras apresentações relativas aos temas centrais, proferidas, respectivamente, pelos professores Manuel Gómez-Rodriguez, da University of Puerto Rico, Luiz Carlos Scavarda do Carmo, da PUC-Rio, e John Grandin, da Rhode Island University.

Cada um dos temas será tratado também por 15 apresentadores americanos e latino-americanos, em sessões paralelas. Estão programadas, ainda, a realização de workshops, onde serão discutidas idéias, opiniões e contribuições para a formação do profissional de Engenharia bem como a exposição de posters sobre os trabalhos dos participantes.

O encontro também abrigará uma mesa-redonda para tratar da colaboração entre Governo - Indústria - Universidade, no qual serão organizadas mesas temáticas em que se buscará construir um posicionamento convergente entre as necessidades e as possíveis respostas da Indústria e das Instituições de Ensino.

O programa Inova Engenharia da Confederação Nacional das Indústrias e da Finep, de modernização na Educação da Engenharia Brasileira, será apresentado.

Com edições anteriores sediadas em Berlim, Beijing e Sydney, o Colóquio Internacional sobre Educação em Engenharia conta com a participação direta, na organização e nas atividades, da PUC-Rio, da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (Abenge), do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além das citadas instituições, integram os comitês organizadores executivos da HP International e membros da ASEE, da National Science Foundation (NSF), da Confederação Nacional das Indústrias, da Firjan, da University of Pittsburgh, da Colorado School of Minds, bem como de outras universidades de renome nacional.

Informações no site www.asee.org/gcee2006, pelo fone (21) 3527-1840 ou e-mail efa@vrad.puc-rio.br

Data: 03/10/2006