Reitor da UFBA apresenta Nova Universidade em reunião do Conselho Pleno da Andifes

O reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, apresentou, hoje (4/10) pela manhã, o Projeto de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica do Ensino Superior no Brasil na 85ª reunião extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília. A idéia é implantar o bacharelado interdisciplinar, oportunizando a todos os alunos uma base de três anos voltada para a formação geral de cultura universitária, com ensino de estudos clássicos (latim e literatura grega), antropologia, língua portuguesa, língua estrangeira, filosofia, lógica, estética, política, cidadania, ecologia, artes e outros.

A proposta acarreta, também, um aumento na duração dos cursos. Além dos três anos iniciais de bacharel, os estudantes poderiam estender os estudos por mais um ou dois anos, para os cursos de licenciatura, como letras, pedagogia, história, etc; por mais três ou quatro anos, para os cursos de média duração, como enfermagem, farmácia, administração, etc; e por mais quatro ou cinco, para os cursos de longa duração, como medicina, engenharia, direito, etc. O período que o aluno permanecerá na universidade dependerá da eficiência do estudante em conseguir cursar um maior número de disciplinas em menos tempo.

Isso não significa uma perda. Pelo contrário, as universidades estariam colocando no mercado de trabalho profissionais mais bem preparados para enfrentar as realidades do dia a dia. "No Brasil temos a formação universitária muito curta. Em outros países um médico não se forma em apenas seis anos", justifica. A nova medida diminuirá a evasão de estudantes no ensino público uma vez que o universitário terá mais autonomia e flexibilidade para montar sua grade curricular.

A Comissão de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes debaterá o assunto para que alguns resultados iniciais sejam apresentados ao Conselho Pleno da instituição. A idéia é elaborar uma forma de se dar continuidade ao projeto da UFBA. A Andifes será co-patrocinadora, juntamente com a SESu/MEC, de um seminário para discutir os aspectos legais e pedagógicos da proposta. O evento acontecerá na Bahia, dentro de 60 dias.

Data: 04/10/2006