Hospitais universitários formarão rede virtual para gestão administrativa

O Ministério da Educação vai criar uma rede virtual de hospitais universitários públicos. A nova ferramenta apoiará o aperfeiçoamento das práticas de gestão administrativa das instituições, de forma a garantir espaço para a comunicação e a interação entre os dirigentes. O primeiro passo será a realização de seminário sobre a inserção dos hospitais universitários na comunidade de práticas de gestão, no dia 24, em Brasília.

"Criar a comunidade virtual será importante para a gestão do conhecimento dos hospitais universitários", disse a coordenadora-geral de acompanhamento das instituições federais de ensino superior e hospitais universitários, Ilka Moreira. Ela lembra que os hospitais funcionam como blocos de desenvolvimento científico, de pesquisa e de assistência à população. "São como pequenas universidades e precisam se aperfeiçoar e se fortalecer", disse. Ilka foi coordenadora do fórum de pró-reitores de planejamento e administração, onde foi criada uma comunidade virtual de práticas de gestão.

Participarão da abertura do seminário o secretário de educação superior do MEC, Nelson Maculan, e o subsecretário de assuntos administrativos, Sylvio Pétrus, que fará um relato histórico das comunidades de práticas de gestão. O encontro prevê palestras, treinamento dos participantes e cadastramento das instituições para acesso à rede virtual.

Também participarão do seminário diretores da área de planejamento de cada um dos 45 hospitais ligados a universidades federais, dirigentes do MEC e representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Mais informações pelo telefone (61) 2104-8002.

Data: 06/10/2006