topo_cabecalho
III Congresso de Iniciação Científica da UFCG começa nesta segunda

Acontece desta segunda, 16, até a quarta, 18, o III Congresso de Iniciação Científica da UFCG. A abertura do evento será feita pelo reitor Thompson Mariz, às 9h, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega (foto), no campus Campina Grande. Às 9h30, a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Silvana Almeida Filgueira de Medeiros, fará palestra sobre os Programas de Iniciação Cientifica do CNPq.

Às 10h, o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado, Jurandir Xavier, irá discorrer sobre o Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e às 11h, Francisco de Assis Buega Gadelha, presidente da FIEP, fará palestra sobre a Transposição do Rio São Francisco. No período da tarde, no mesmo local, serão realizadas exposições orais de projetos na área de Ciências Humanas. Durante os três dias, os trabalhos ficarão expostos no hall da Biblioteca Central.

Segundo o coordenador de Pesquisa da UFCG, Mário Eduardo Matta, 113 dos 196 trabalhos inscritos  foram selecionados por uma comissão especial para apresentação oral e concorrem a uma premiação – 1º colocado: um micro-computador; 2°: um Pen Drive com MP3; e o 3°: um Pen Drive. Os três primeiros colocados estarão automaticamente inscritos como representantes da UFCG na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do próximo ano.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o congresso visa despertar a vocação científica e incentivar os estudantes de graduação da UFCG a participarem de projetos, orientados por pesquisadores qualificados, que aprimorem o aprendizado e desenvolvam a criatividade e o pensamento.
 
Programação

16 a 18 de outubro

Exposição de painéis no hall da Biblioteca Central.

Segunda-feira, 16, no Centro de Extensão

9h - Abertura com o reitor Thompson Fernandes Mariz.
10h - Palestra: Programas de Iniciação Cientifica do CNPq, com Silvana Almeida Filgueira de Medeiros, coordenadora do PIBIC do CNPq.
11h - Palestra: Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com Jurandir Xavier, secretário estadual de Ciência e Tecnologia.
12h - Palestra: Transposição do Rio São Francisco, com o Dr. Francisco de Assis Buega Gadelha, presidente da FIEP.
14h às 18h - Todos os trabalhos de Ciências Humanas e Sociais.

Terça feira, 17, no Centro de Extensão

8 às 12h - Todos os trabalhos de Ciências Agrárias e da Vida.
14 às 18h - Trabalhos de Engenharias e Ciências Exatas, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil e Ciências Atmosféricas.

Quarta-feira, 18, no Centro de Extensão

8h às 12h - Trabalhos de Engenharias e Ciências Exatas, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Engenharia Mecânica, Matemática e Física.


Data: 13/10/2006