UFCG desenvolve auto-avaliação

Projetar um modelo consistente de qualidade institucional compatível com a sua missão, aproximando seu projeto à realidade, é o objetivo da UFCG ao lançar o Programa Permanente de Avaliação Institucional (PPA) que cria e manterá um sistema de informações para auxiliar o planejamento e conferir permanentemente as ações e finalidades cumpridas pela universidade. Essa auto-avaliação, contínua e integrada, atende à política do MEC de promover a melhoria da qualidade do ensino estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De caráter colaborativo, o processo de auto-avaliação pretende também descobrir demandas e identificar potencialidades pouco exploradas na UFCG que resultem em desenvolvimento institucional. Neste momento, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Coordenação de Avaliação Institucional (CAI), coordenadores do programa, trabalham o acabamento de um ambiente virtual (foto) e a estruturação de um formulário eletrônico para interagir com a comunidade universitária. Ao mesmo tempo em que sistematizará respostas, tal formulário dará oportunidade ao envio de sugestões e cobranças de posicionamentos administrativos.

Segundo o presidente da CPA, Marcelo Barros, é essencial vencer temores e especulações advindas com um processo dessa natureza: “o próprio termo avaliação amedronta. Não buscamos problemas ou culpados. Sim, descobrir boas práticas”. Concorda, a coordenadora de Avaliação Institucional, Vânia Guimarães, apontando uma comunhão institucional na pesquisa e concepção de estratégias para anular os pontos fracos.  “O comprometimento da comunidade no pensar a UFCG gera uma consciência sobre nossa missão acadêmico-social”, disse.

A expectativa da coordenação do PPA é de que em meados do próximo ano seja apresentado à comunidade universitária um primeiro conjunto de soluções, a ser entregue ao Colegiado Pleno para reflexões e posturas. A sala da CPA fica no 2° andar do Bloco AB (vizinho à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários) enquanto a sala da CAI fica na Reitoria, próxima ao Gabinete do reitor. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones (83) 3310.1563 ou 3310.1346, ou ainda na página www.ufcg.edu.br/ppa, onde já se encontra disponível o formulário eletrônico para avaliação e contribuição.

Formação de grupos de pesquisa

Completando essa estratégia de avaliação colaborativa, foi aberto (até o próximo dia 25) edital de seleção de 11 grupos de pesquisa para análise das informações recebidas e proposição de recomendações, compostos por um pesquisador (servidor efetivo da UFCG, doutor ou mestre, com experiência comprovada na área proposta) e dois auxiliares (alunos regulamente matriculados, do segundo ao penúltimo semestre do curso, com coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a sete).

Serão trabalhados a missão e o plano de desenvolvimento institucional; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da Instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; a organização e a gestão da Instituição; a infra-estrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e aos servidores; a sustentabilidade financeira; e, a gestão do conhecimento da avaliação.

A equipe

Compõem o quadro da Coordenação de Avaliação Institucional os professores Marcelo Alves de Barros (presidente), Patrício Marques de Sousa, Loudemário Ramos de Araújo e Gilmar Trindade de Araújo; os técnico-administrativos Belquice de Assis Nobre Santos e Adail Ferreira da Silva Paz, e os alunos Cícero Jorge de Lima Filho e Débora Verônica Soares da Silva.

Data: 18/10/2006